A CES é a feira que assinala, desde há vários anos, a rentrée tecnológica e 2012 não será exceção - e provavelmente 2013 também não, apesar do anúncio de abandono como keynote speaker por parte da Microsoft, alegadamente por diferenças irreconciliáveis acerca do calendário de lançamentos.

Embora muitas fabricantes façam questão de apresentar as suas novidades durante o evento de Las Vegas, cuja próxima edição tem início marcado para segunda-feira, outras há que preferem desvendar os seus "trunfos" noutros momentos, por sua própria conta e risco ou aproveitando feiras diferentes.

Já os rumores sobre os lançamentos, esses então não escolhem altura e muitas vezes antecipam a continuação óbvia de um determinado produto de sucesso, como está sempre a acontecer com o iPhone ou com o iPad - aliás, o ano começou precisamente com o "diz-que-será" em redor dos produtos da Apple, mas já regressamos ao assunto.

A verdade é que entre os rumores perto ou longe de serem confirmados, há sempre candidatos mais prováveis aos "mais desejados".

Nesta altura, qualquer lançamento da Apple entra para a "lista de aspirantes", como se pode ver pelo resultado da mais recente Votação TeK.

Acreditando no que se diz por aí, a empresa da maçã está a preparar o lançamento, não de uma, mas de duas versões do próximo iPad, uma delas de preço reduzido (ou com o atual iPad2 a baixar de custo), para competir com os tablets mais básicos e baratos, como o Kindle Fire.

[caption][/caption]

Fala-se também da possibilidade de a fabricante arriscar a sua sorte no "meio televisivo" e de "mexer" no seu popular Mac Book Air para lhe dar uma versão de 15 polegadas.

Claro que o iPhone é outro dos produtos da Apple que também não escapa, e há quem "adivinhe" a reformulação total do smartphone lá mais para o outono.

Neste campo a Samsung também terá os seus trunfos, com garantias de lançamento (dizem os rumores) do novo Samsung Galaxy S III.

[caption][/caption]

Relativamente aos tablets, a fabricante poderá ter esgotado as ideias mais imediatas em 2011, atendendo à quantidade de versões apresentadas, mas com certeza terá algo a dizer.

Espera-se o mesmo da Amazon, tanto na área dos leitores de ebooks como na dos tablets, e até mesmo nos telefones inteligentes, já que há quem garanta que a gigante da Internet está a preparar um smartphone de baixo custo para abalar o mercado, tal como aconteceu com o Kindle Fire.

De qualquer modo, ao longo de 2012 a empresa continuará a colher os louros do lançamento do tablet, que ainda não está à venda em Portugal, por exemplo.

Nos jogos já se sabe de fonte segura que a Nintendo tem a Wii U para lançar - que poderá ser dada a conhecer já na CES. Por sua vez diz-se que a Sony vai lançar uma PS4 em resposta, embora confirmada só esteja a chegada da PS Vita à Europa em fevereiro.

[caption][/caption]

Google e Microsoft também terão alguma coisa a dizer. A gigante das buscas com a proposta Google TV ou com os seus Chromebook, entre outras probabilidades, e a empresa de Redmond com o lançamento do Windows 8, já para não falar nos Windows Phone que terá com a Nokia.

Neste capítulo, a operadora finlandesa poderá ter, em terminais como o já anunciado Lumia, a oportunidade de "voltar a brilhar" entre as fabricantes de telemóveis.

Pela amostra mencionada, não irão faltar candidatos na lista dos mais desejados para 2012. Mesmo que não se confirme o "diz que disse" sobre alguns do produtos mencionados, com certeza surgirão outros em sua substituição.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Patrícia Calé