Por estes dias a electrónica de consumo domina as notícias, sobretudo porque começa amanhã a maior feira do sector na Europa, a IFA, cujas novidades já antecipámos ontem.
Os produtos que vão chegar às lojas nos próximos meses estão agora a ser apresentados à imprensa, revelando funcionalidades novas que (em princípio) podem, fazer parte da lista de compras para o Natal de 2010.
Numa lógica diferente, a EISA revelou em meados de Agosto os melhores de entre os equipamentos que já estão nas lojas, embora nem todos em território português.
A lista é escolhida por um júri prestigiado constituído por editores de revistas de 19 países que escolhem a maioria dos prémios em seis categorias diferentes - Aúdio e Home Theater, Electrónica para o automóvel, Fotografia, Vídeo, Equipamentos móveis e Produtos "verdes".
O iPad da Apple, o smartphone Samsung Galaxy S e a câmara Panasonic Lumix DMC-G2 estão entre os melhores, de várias sub-categorias dentro de cada uma das áreas, onde empresas como a LG, Samsung, Sony, Panasonic e Pioneer recolhem a grande maioria dos galardões.
Reveja connosco os produtos distinguidos em algumas das categorias, que podem dar uma ajuda na hora da escolha de novos equipamentos para povoar a casa de gadgets...
A multiplicidade de equipamentos de Aúdio e de cinema em casa justifica o facto desta ser uma das categorias com mais prémios, distinguindo cada um dos melhores de diferentes sub categorias, desde as melhores colunas a sistemas integrados de Home Theater, sub woofers, leitores de Blu Ray e projectores de vídeo.
[caption][/caption]A Samsung e a Philips são quem conquista mais distinções, mas não faltam marcas incontornáveis como a Denon e a Harman Kardon.
A descrição dos produtos vencedores é feita na página da categoria, onde se pode também aceder a um pequeno vídeo sobre cada equipamento.
[caption][/caption]Na electrónica para os automóveis a Eisa selecciona oito produtos, entre auto-rádios e sistemas de som e navegadores, sendo neste caso a "estrela escolhida" o Pioneer AVIC-F20BT, que a associação diz proporcionar um guia de estradas fácil e preciso, múltiplas funções multimédia e ligação Bluetooth.
Dentro da categoria de Fotografia há 16 produtos distinguidos, entre câmaras compactas, profissionais e até lentes. O Aperture 3 da Apple ganha o melhor prémio no software para gestão de fotos, sendo destacada a capacidade de organizar as fotografias, aliada à capacidade de detecção facial e de georreferenciação.
Entre as câmaras a Panasonic Lumix DMC-G2 ganha o prémio de melhor câmara multimédia, conquistado pelo atracção do monitor táctil de 3.0 polegadas onde se podem seleccionar os parâmetros da imagem a capturar.
[caption][/caption]
Outros galardões vão para a Samsung EX1, como melhor câmara compacta avançada, ou a Sony NEX-5, considerada o melhor micro sistema. Duas câmaras da Canon, a EOS 550D e a EOS 7D recebem também prémios, estendendo-se a presença dos equipamentos da marca japonesa também ao Vídeo, onde cabem igualmente televisores LCD e Plasma, sistemas de Home Theater e leitores de Blu Ray,
Nos Equipamentos Móveis a Apple volta a receber um selo da EISA, desta vez com o Tablet iPad. Os argumentos são os já conhecidos de revolução da área de publicações, propondo uma transição do papel para o formato digital.
[caption][/caption]
[caption][/caption]
O Smartphone Android Samsung Galaxy S, do qual já falámos amplamente no TeK, recebe a distinção de melhor smartphone, enquanto o Samsung Wave é considerado o melhor para os "media sociais" e o Sony Ericsson Xperia X10 mini recebe o prémio de melhor telefone móvel. Estes três modelos já estão à venda em Portugal, dois deles em exclusivo na TMN.
Notória é a ausência da Nokia nestes prémios e também o facto do iPhone 4 não estar na lista...
A última categoria, de produtos Verdes, tem apenas dois prémios, atribuídos a um telemóvel da LG e um televisor Philips. O telefone LG GD510, conhecido como Pop, ganha pelo formato compacto, baixo peso, embalagem eficiente e reduzido consumo de energia. No caso do televisor Philips 42PFL6805 foi também o reduzido consumo de energia que conquistou o júri, referindo-se que este é o mais baixo alguma vez conseguido, sendo de apenas 40 W no modo eco.
[caption][/caption]
Não quer dizer que nas outras áreas os produtos não estejam também a fazer um esforço no sentido de poupança de energia e abolição de uso de materiais tóxicos, mas era importante que a EISA alargasse estes selos "verdes", incentivando a indústria e os consumidores a optar por estas normas mais ecológicas.
Nota da Redacção: Foi alterada a fotografia do telemóvel.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Protagonistas da Terra e do Espaço em imagens espetaculares escolhidas pela NASA -
App do dia
Reader é uma app com IA para ler em voz alta de forma natural -
Site do dia
Website "7 Minutes in Hell" propõe treinos HIIT para quem gosta de sofrer (literalmente) -
How to TEK
Torne o smartphone Android mais inteligente trocando o Google Assistant pelo Gemini
Comentários