A gama de portáteis empresariais reúne algumas características muito próprias. Por ser um computador de trabalho, este tem de ser robusto e compacto, sempre pronto a transportar na mochila e trabalhar em qualquer lugar. Também tem de ter um design elegante, com adornos premium, para que durante as reuniões seja demarcado.

Não perca nenhuma notícia importante da atualidade de tecnologia e acompanhe tudo em tek.sapo.pt

Mas obviamente, o desempenho nunca pode deixar o profissional “apeado”, nas suas tarefas multi-tasking, gerar relatórios e gráficos. Tudo isto com uma autonomia que dê, pelo menos, para todo o dia sem ter de o colocar à carga e 1,2 quilos de peso, considerado leve para carregar na mala sem incomodar.

Veja na galeria imagens do HP Elitebook Ultra G1i AI:

Os computadores portáteis da HP são, por natureza, muito confortáveis de utilizar, sobretudo a nível de teclados e ecrãs. O HP Elitebook Ultra G1i AI junta todas essas características à inteligência artificial. Sim, é mais um AI PC, numa linha que herda o espaço do HP Elite Dragonfly, que testamos há dois anos. O teclado confortável para escrever e retroiluminação (são alguma das minhas principais exigências num portátil), onde as teclas têm um toque agradável. E mesmo o TrackPad, que só uso em movimento, revela-se nesta linha sempre eficaz para colocar o cursor rapidamente em qualquer área do ecrã.

Hardware de topo para ultra-portáteis

Obviamente que não é apenas de design e conforto que vivem os computadores portáteis, mas também da sua performance. Neste modelo, é possível contar com o processador Intel Core Ultra 7 Evo Edition, que já mostrou ser uma excelente alternativa aos processadores de IA Snapdragon X da Qualcomm, no que diz respeito a desempenho e autonomia.

HP Elitebook Ultra G1i AI
HP Elitebook Ultra G1i AI

Este modelo conta ainda com 32 GB de RAM LPDDR5-8533 e 512 GB de SSD para o armazenamento interno. Obviamente não se espere que corra jogos com gráficos bonitos, pois este não é um portátil de gaming e tem um GPU Intel Arc. Já agora, a designação G1i refere-se a Intel, a versão da Qualcomm é o G1q.

O ecrã apresenta uma imagem cristalina e colorida, sobretudo muito nítida. Isso deve-se ao ecrã OLED com resolução 2,8K nas suas 14 polegadas. Tem ainda 400 nits de brilho e na versão testada oferece ecrã tátil, que é opcional. Apresenta ainda 100% da gama de cores sRGB para profissionais de edição em movimento. O botão de energia tem também um sensor biométrico de impressões digitais para que possa autenticar-se de imediato enquanto liga o equipamento. Este pretende ser seguro, como é habitual nesta gama de computadores da HP.

Relativamente à sua bateria, durante os habituais testes de streaming de vídeos no YouTube, este modelo rondou as 13 horas. É realmente uma maior autonomia que anteriores gerações, ideal para um dia de trabalho. Mas comparado com um portátil equipado com um Snapdragon X, como o Asus Zenbook A14, que promete quase o triplo dessa autonomia, ou seja, 32 horas. Obviamente, nunca é demais salientar que a autonomia depende sempre da carga de esforço de utilização. Mas não deve ter problemas em manter o portátil ligado todo o dia de trabalho.

HP Elitebook Ultra G1i AI
HP Elitebook Ultra G1i AI

Para quem precisa de um Copilot+ PC, este modelo tem um NPU integrado com capacidade de processamento neural de 48 TOPS, segundo a HP. Na conectividade tem Wi-Fi 7 e Bluetooth 5.4. Conta com 2 portas Thunderbolt 4 com USB-C 4. A marca apostou numa webcam de qualidade, estando sempre pronta às videoconferências, com 9 MP e um campo de visão de 88º. A fabricante oferece o sistema de IA Poly Camera Pro para melhorar a qualidade de imagem durante as chamadas.

Veja o vídeo:

O HP Elitebook Ultra G1i AI é um portátil de referência no que diz respeito ao design, capacidade e hardware dentro deste segmento. Ajustar um equipamento fino e leve, mas mantendo a potência dos modelos topos de gama tem o seu preço. É portátil para levar na mala em todo o lado e estar sempre pronto a responder em qualquer tarefa. Mas o preço é de 2.399 euros, um valor que requeira alguma reflexão considerando outras propostas da gama no mercado, incluindo um MacBook Pro de última geração.

Assine a newsletter do TEK Notícias e receba todos os dias as principais notícias de tecnologia na sua caixa de correio.