A Associação do Comércio Electrónico e da Publicidade Interactiva (ACEPI) entregou ontem os Prémios Navegantes XXI que distinguiram 15 projectos de ecommerce, media e marketing interactivo e galardoaram ainda Roberto Carneiro com o Prémio Personalidade, como o TeK já tinha escrito.

Este ano em moldes diferentes, os prémios destacaram os melhores projectos de comércio electrónico - na vertente de venda ao consumidor, entre empresas e com o Estado, mas também os serviços de marketing digital e vários sites de media. A área de comércio electrónico em telemóveis e marketing digital mobile também não foi esquecida.

O prémio foi lançado em Março e em pouco mais de um mês recebeu mais de 90 candidaturas que foram avaliadas por um júri que seguiu critérios de design, inovação, relevância, interactividade e também de resultados.

Entre os premiados há alguns sites e projectos que já foram referidos várias vezes no TeK mas vale a pena visitar - ou revisitar - as categorias para conhecer os que receberam a distinção.

Na área de marketing digital foram definidos 6 prémios, mas houve 7 premiados, já que um dos prémios foi ganho por dois projectos.

O Chef Online foi premiado na área de mobile para o marketing digital pela sua aplicação móvel. O site é um projecto do Continente e oferece receitas on demand, tendo juntado a aplicação para iPhone à sua presença na Web. A aplicação já inclui 200 receitas em vídeo, permitindo a selecção por ingrediente, tipo de refeição e top das mais vistas.

[caption]Nome imagem[/caption]

Na área de sites de media, o Jornal de Negócios foi distinguido como melhor site de Media Económica e Negócios. A publicação foi pioneira na visão de combinação da informação web com a publicação em papel, lançando o Jornal de Negócios Online em Novembro de 1997 e mantendo uma redacção multimédia que fornece conteúdos de economia para a plataforma online, rádio e televisão.

[caption]Nome imagem[/caption]

Do grupo Cofina mereceu também destaque o site do Jornal Record, que recebeu o prémio de site de media desportiva, neste caso dividido com o site oficial do Sporting Clube de Portugal.

O Record Online foi lançado em 1999, dando continuidade na Web ao projecto do Jornal que é uma referência no mundo do desporto e que foi fundado em 1949. Para além da web o projecto tem vindo a evoluir também para os telemóveis e tablets, tendo lançado várias aplicações nesse sentido.

[caption]Nome imagem[/caption]

No caso do site do Sporting, o novo site é mais recente, tendo sido relançado em Junho de 2010 pela mão da Sportmultimédia que apostou na inovação tecnológica das infra-estruturas para os serviços .

[caption]Nome imagem[/caption]

Ainda na área de Media foi distinguido o Público Online, na categoria de melhor site de Media generalista. O projecto online do Público é realizado em estreita colaboração com a publicação em papel mas sem abdicar da actualidade permanente e dos conteúdos multimédia e interactivos que enriquecem a experiência dos utilizadores.

[caption]Nome imagem[/caption]

O Prémio de Empresa de Serviços de Marketing Digital coube à Tradedoubler, que dispõe de serviços de marketing que vão de redes de campanhas online segmentadas, email marketing e modelo de afiliação. A empresa está presente em 18 países da Europa e conta com mais de 1.800 clientes. No ano passado a Tradedoubler garante que atingiu valores médios de 54,3% da audiência total de Internet em Portugal - valores baseados em números da ComScore relativos a Novembro de 2010.

[caption]Nome imagem[/caption]

O serviço de música MyWay foi também distinguido com o Prémio Site de Media Cultura e Entretenimento. O site dispõe de mais de 7 milhões de músicas online e um serviço Premium por subscrição, estando ao nível dos melhores serviços de música na Internet e oferecendo várias possibilidades de personalização.

O projecto foi o único que recebeu dois prémios, sendo galardoado também na categoria de Venda de Serviços a consumidores na área de Comércio Electrónico.

[caption]Nome imagem[/caption]

Nesta categoria o MBNet foi distinguido com o Prémio Empresa de Serviços de Suporte ao Comércio Electrónico. O serviço disponibilizado pela SIBS permite a realização de compras com cartão de crédito ou débito em qualquer loja virtual com garantias extra de segurança, ajudando a ultrapassar um dos principais receios dos utilizadores nas compras online.

[caption]Nome imagem[/caption]

A Vertbaudet recebeu pela sua aplicação para iPhone o prémio mobile para marketing digital. A marca de venda de roupa de crianças por catálogo tem vindo a investir fortemente na plataforma Internet e também na área móvel, permitindo a consulta de todos os produtos da colecção e a encomenda directa através do iPhone.

[caption]Nome imagem[/caption]

Do mesmo grupo, a La Redoute Portugal recebeu o Prémio de Venda de Produtos a Consumidores, juntando dois prémios para a empresa de venda por catálogo que já conta com mais de 70% da sua facturação realizada através do ecommerce, com cerca de meio milhão de encomendas por ano através da web.

O site existe desde 1997 e já conta com mais de 6.000 artigos.

[caption]Nome imagem[/caption]

O site Standvirtual, que conta com mais de 150 milhões de pageviews e mais de 5 milhões de visitas mensais recebeu o prémio Site de Vendas de Produtos entre consumidores. O site foi lançado em 2004 pela FixeAds para dinamizar a área de compra e venda de carros em segunda mão.

O modelo é suportado nas procura e oferta entre consumidores. São mais de 40 mil anúncios e mais de dois mil stands activos que geram o "movimento" do site de venda de carros usados.

[caption]Nome imagem[/caption]

Na categoria de Site de Venda de Produtos a Empresas e Administração Pública o site galardoado foi o PMELink, agora detido pela Yunit. O serviço foi lançado em Maio de 2001 e afirmou-se como primeiro centro de negócios online no mercado português para apoio às pequenas e médias empresas, oferecendo vantagens competitivas de preço através da agregação de compras.

[caption]Nome imagem[/caption]

Na venda de serviços a empresas e administração pública o prémio foi entregue à Vortal, que criou em 2001 o mercado electrónico econstroi, focado no sector da construção, e que alargou a sua oferta ao sector público com a plataforma vortalGov.

A empresa dispõe ainda de ofertas de plataformas B2B orientadas para a Energia, Utilities, Escritório e Saúde.

O modelo de contratação electrónica tem vingado entre as empresas que tiram partido da oferta integrada de serviços, desde a negociação até à facturação e pagamento. Hoje as plataformas da Vortal são utilizadas em Portugal e Espanha.

[caption]Nome imagem[/caption]

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.