Desde as consolas de 8 bit que existem títulos que se compõe de clássicos, reformulados ou preservados na sua originalidade.

O fenómeno tem-se intensificado, até porque há cada vez mais títulos a caberem nesta sub-secção, à medida que as consolas vão evoluindo e o tempo vai passando por aqueles que as utilizam. A própria sub-secção de jogos retro já podia muito bem ser subdividida…

O chamado retro gaming pode "praticar-se" de várias formas, sendo a mais comum a simples compra ou download de novas edições dos clássicos, que vão sendo disponibilizadas pelas editoras de jogos para as actuais consolas.

Actualmente todas as fabricantes de máquinas de jogos reservam espaço nas suas páginas online a uma área onde listam jogos mais antigos. É o caso da Microsoft, com o Xbox Classics.

Aqui vai poder encontrar títulos que "bebem" do passado como "Pac Man Championship Edition" - já que falamos de jogos retro, teríamos obrigatoriamente de começar por aquele que está listado Guinness Book of World Records como o mais bem sucedido jogo na história dos jogos arcada...

Outra sugestão para recuar uns bons anos é o "Dead or Alive 3", a última versão da aclamada série da Tecmo.

Os clássicos para a Xbox têm um preço de venda recomendado de 31,49 euros.

Na Wii os títulos mais antigos são recuperados através do serviço Virtual Console. Aqui vai poder encontrar títulos antes disponibilizados para as NES, SNES, N64, NEOGEO, Mega Drive e TurboGrafx.

"Streetfighter", "Sim City", "Super Castlevania IV", "Contra III: The Alien Wars", "Donkey Kong Series", "Gradius", "The Legend of Zelda", "Altered Beast" ou "Sonic the Hedgehog" estão igualmente listados pela Nintendo.

Avise-se contudo que para jogar estes clássicos na Wii poderá ser necessário adquirir um comando adicional.

E a provar que o retro gaming é um fenómeno cada vez mais popular, o mercado vai receber mais uma compilação de jogos clássicos.

Visando as consolas Playstation e Xbox, a Sega anunciou o lançamento do "Mega Drive Collection". Como o próprio nome indica, trata-se de uma colecção de jogos clássicos da autoria da Sega, lançados para a famosa 16 bits.

Desenvolvida pela Backbone Entertainment, a compilação tem em "Sonic the Hedgehog" um dos seus principais destaques.

O pacote traz ainda "Altered Beast", "Shinobi III", "Phantasy Star" e "Golden Axe", ao lado de outros títulos que, certamente, arrancarão suspiros aos jogadores mais "experientes".

A produtora diz ter tentado reproduzir com a máxima precisão o clima dos jogos originais desenvolvidos para a consola lançada em 1989.

O disco incluirá ainda um conjunto de conteúdos extra, nomeadamente entrevistas com os produtores, uma espécie de museu com informação sobre os jogos e uma área de dicas e sugestões.

Para a Wii, a maior parte destes títulos já estão disponíveis através do serviço Virtual Console.

Patrícia Calé

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.