O Nokia World, conferência anual da fabricante, que decorreu quarta e quinta-feira em Londres, serviu de palco à apresentação de vários dispositivos, entre os quais se contam os seus dois primeiros smartphones com Windows Phone, mas também uma nova gama de telemóveis de gama média, a Asha.

A nova família de telefones Series 40, cujo nome significa esperança (em hindi), integra quatro equipamentos, todos eles com preços de saída de fábrica (antes de taxas e impostos) inferiores a 120 euros, com a empresa a dar especial destaque a essa característica.

De acordo com a Nokia, com esta linha pretende-se oferecer "telemóveis mais inteligentes" mas acessíveis, estando particularmente vocacionados para a navegação Web, acesso a informação e conteúdos, e às redes sociais, explica a empresa.

"Os consumidores querem acesso a inovações, como o dual-SIM, serviços localizados e conteúdos, aplicações de terceiros, tudo com uma melhor experiência de utilização", lê-se na nota de imprensa. É a estas expectativas que a marca procura dar resposta com os novos terminais. Será que consegue?

Uma versão do Angry Birds (Lite), a aplicação WatsApp Messenger - que permite a troca de mensagens entre utilizadores de plataformas móveis diferentes (Android, Blackberrry, iPhone e Symbian) sem pagar SMS - e a última versão dos Nokia Maps são algumas das novidades instaladas de origem no modelo de topo desta gama, o Asha 303.

[caption]Asha 303[/caption]

O equipamento combina um ecrã táti capacitivo de 2,6 polegadas com um ecrã QWERTY, que promete facilitar a vida aos utilizadores intensivos de serviços de troca de mensagens e email, sem abdicar dos jogos que tiram partido de ecrãs táteis - como o Angry Birds.

[caption]Asha 303[/caption]

Um processador de 1 GHz, ligação 3G e WLAN, para acesso à Internet sem fios, associadas a uma câmara de 3.2 megapixéis, são outras das características que o colocam numa boa posição face ao preço a que começa a ser comercializado já a partir deste trimestre: 115 euros + impostos.

[caption]Asha 303[/caption]

Os utilizadores dispostos a abdicar do teclado QWERTY e sabendo que podem continuar a contar com as tradicionais teclas físicas dedicadas aos números, gostarão de saber que existe o Asha 300. Com o mesmo processador de 1 GHz e ligação 3G (mas sem WLAN) que topo de gama, mas por menos 30 euros.

[caption]Asha 300[/caption]

Ficam também a ganhar na câmara, que é de 5 megapixéis e não têm de abdicar do ecrã táctil (de 2,4 polegadas), nem do popular jogo ou acesso a um lote de aplicações para descarregar da Nokia Store. O equipamento sai de fábrica ao preço de 85 euros e ainda este trimestre.

Não é segredo para ninguém que a Nokia tem vindo a reforçar a sua oferta de telefones dual-SIM. A nova linha não é exceção e inclui um dispositivo que permite a utilização simultânea de dois cartões SIM. O modelo chama-se Asha 200 e, à semelhança de outro Nokia que testámos recentemente, permite trocar o segundo cartão sem ter de desligar o telemóvel, uma funcionalidade a que a Nokia chama Easy Swap.

[caption]Nome da imagem[/caption]

O dispositivo é dirigido ao público "jovem e urbano" diz a Nokia. Integração com as redes sociais, email e IM, com suporte aos serviços mais populares mas também à plataforma de alojamento e partilha de fotografias Flickr, por exemplo.

Vem equipado com um ecrã de 2,4 polegadas (resolução QVGA 320x240 pixéis), câmara de dois megapixéis (para fotos e vídeos) e teclado QWERTY - com teclas dedicadas para mensagens e gestão de SIMs.

O telefone tem 10 MB de memória interna, mas suporta cartões microSD até 32 GB, o que deverá ajudar a tirar partido daquela que é uma das funcionalidades centrais no modelo: servir de leitor de música. A bateria encontra-se preparada para aguentar até 52 horas de reprodução contínua de música e existe uma coluna para quem quiser partilhar o som com o mundo.

O equipamento estará à venda a partir do primeiro trimestre de 2012, por preços a partir dos 60 euros (mais impostos). O preço e disponibilidade são os mesmos avançados para a versão com suporte apenas para um cartão, o Nokia Asha 201.

As características são em tudo semelhantes ao Asha 200 e, tal como ele, estará disponível em oito cores, entre as quais se incluem dois tons de rosa, dois tons de azul, laranja, verde, preto e cinzento claro.

[caption]Asha 201[/caption]

A gama Asha foi a primeira novidade a ser mostrada no evento da Nokia esta manhã. A ela seguiu-se a apresentação dos equipamentos mais esperados: os primeiros Windows Phone com o cunho da Nokia.

Nokia Lumia 800 e Nokia Lumia 710 são os primeiros modelos nascidos da parceria assinada em fevereiro entre a fabricante finlandesa e a Microsoft, que gerou grande expectativa entre adeptos das marcas e meios especializados.

[caption]Nokia Lumia 800[/caption]

Recorde-se que a Nokia vem atravessando um momento difícil e o Windows Phone não tem tido propriamente uma adoção massiva, pelo que a aliança é vista tanto como uma forma de alargar a base de terminais com o SO móvel da Microsoft, como de poupar à Nokia investimento em software, beneficiando do investimento feito pela gigante de Redmond.

A Nokia preocupou-se contudo em introduzir diferenciadores face aos produtos de outras fabricantes que adotam o mesmo sistema operativo. Nokia Drive, Mix Radio e um agregador de conteúdos do canal de desporto ESPN apenas estarão ao alcance de quem optar por um dos Windows Phones da fabricante finlandesa.

Tal como o TeK detalhou na notícia sobre a apresentação dos terminais, ao nível do hardware, estamos perante dois smartphones com processador de 1,4 GHz, ecrã tátil de 3,7 polegadas onde a cor também marca forte presença.

[caption]Nokia Lumia 800[/caption]

[caption]Nokia Lumia 710[/caption]

A Portugal devem chegar no início de 2012. Os preços avançados são de 420 euros para o Lumia 800 e 270 euros para o Lumia 700, ambos os valores sujeitos ao acréscimo decorrente de impostos e taxas.

Enquanto esperamos para ver os novos Nokia ao vivo e a cores, podemos sempre passar os olhos pelo vídeo disponibilidao pela empresa, que reproduzimos abaixo.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.