O Windows 8 trouxe um interface mais pensado para interação através do toque e não tanto para o rato. Polémicas e insucessos à parte, a verdade é que o sistema operativo da Microsoft foi importante na criação de uma nova categoria de produtos que se tem vindo a cimentar.

Falamos dos portáteis 2-em-1, equipamentos que tentam garantir a produtividade de um portátil tradicional, mas que também aliciam os utilizadores com a possibilidade de usarem apenas o ecrã como tablet caso seja essa a vontade.

As novidades do mercado vêm sempre acompanhadas de preços elevados. Mas numa altura em que os ecrãs touch estão mais acessíveis do que nunca para os fabricantes, os portáteis 2-em-1 estão por consequência mais baratos.

O Windows 10 estreia dentro de alguns meses e isso não é sinónimo do fim dos 2-em-1, antes pelo contrário: com o modo Continuum ter um computador-tablet vai fazer mais sentido do que nunca.

E nem só de Windows se faz este mercado. O Android, sobretudo através da Asus, tem explorado há já bastante tempo este conceito.

O TeK percorreu algumas das principais lojas online de eletrónica para encontrar os melhores “negócios” em computadores 2-em-1: aqui considerados como aqueles no qual o teclado e o ecrã podem ser separados. Os preços têm como referência os valores indicados nas lojas no dia 27 de maio.

Como é possível ver pela galeria os consumidores já conseguem encontrar propostas muito interessantes e mesmo aquelas que ficam mais próximas dos 500 euros já vão apresentando algumas especificações técnicas “jeitosas”.

O que os consumidores agora precisam de saber é se uma máquina 2-em-1 é a melhor solução para as suas exigências pessoais.

Pois no universo dos computadores portáteis existem máquinas topo de gama dedicadas ao gaming e criação de conteúdos, como o HP Omen, portáteis “contorcionistas” como o Toshiba Radius 11, soluções 2-em-1 como as já referidas e do qual o Acer Aspire Switch 10 pode ser representante e mesmo fora do universo Windows é possível encontrar soluções como o Asus Transformer Pad.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.