As ameaças informáticas multiplicam-se num mundo always on e é preciso manter-se sempre atento a todos os novos riscos, porque os crackers estão sempre a inventar novas formas de enganar os utilizadores e explorar as falhas dos sistemas. Do outro lado deste mundo cheio de malware há também um batalhão a trabalhar para fornecer mais informação e ferramentas de segurança, procurando o equilíbrio.

As empresas que desenvolvem sistemas de segurança estão na linha da frente, e para além de produzirem software (normalmente pago) têm também sites de informação e algumas ferramentas gratuitas, mas mais limitadas. É o caso da Symantec que tem uma área de resposta de segurança.

A Panda Software mantém, como outras empresas, um termómetro de segurança, baseado na informação recolhida pelos seus produtos, e uma ferramenta para analisar online, de forma gratuita, o PC. O mesmo acontece no site da Kaspersky, que tem também um detector de vírus online.

A McAfee não fica atrás e vai publicando uma série de informação dirigida a utilizadores individuais e empresas, entre as quais um Plano de Segurança em 10 passos para as famílias (em PDF).

De forma natural, todos vão também aproveitando para promover as suas soluções, por isso, se não quiser estar sujeito a alguma publicidade, mesmo que subliminar, pode procurar sites de informação independente e ai o nosso conselho aponta para alguns dos maiores centros internacionais de segurança, como o SANS Institute que mantém recursos gratuitos e Internet Storm Center, onde não falta um "termómetro" e comentários sobre a actualidade nesta área.

http://imgs.sapo.pt/gfx/449200.gif

Não deixe também de visitar o Centro de Coordenação do CERT, da Universidade de Carnegie Mellon, que gere vários centros de resposta a incidentes informáticos no mundo, entre os quais o Centro Português, localizado na FCCN. No site nacional pode conhecer as últimas ameaças e participar incidentes.

Atenção aos Jovens


Como a formação e informação aos internautas mais jovens são uma das maiores preocupações, o número de sites destinados a este público tem vindo a crescer de forma exponencial. Com linguagem e imagens adaptadas e tentando ultrapassar os vários mitos existentes, o Internet Segura é uma das iniciativas nacionais, direccionada às crianças e aos pais e promovendo também a denúncia de conteúdos ilegais.

Da mesma forma o Ministério da Educação mantém o Seguranet, pensado de forma especial para a comunidade escolar, com áreas dedicadas a alunos, Pais, Professores e Escolas.

http://imgs.sapo.pt/gfx/449201.gif

Recentemente foi também lançada outra iniciativa que junta a Microsoft e a Seguranet, nos Jovens Seguros Online, que aproveita conteúdos da multinacional e os localiza para Português. O site assume-se como uma ferramenta para a difusão das boas práticas online e integra conselhos, planos de aulas, testes e cenários interactivos destinados a todo o público, havendo conteúdos específicos para os jovens tendo em conta as diferentes faixas etárias.

Não podemos deixar também de referir o Miúdos Seguros na Net, um dos primeiros sites independentes em português com a preocupação da segurança online.

Fora dos domínios em .pt há também uma grande diversidade de sites com bons conteúdos, mas dada a possibilidade de encontrar dificuldades com a diferença da língua, vale a pena navegar primeiro pelos sítios nacionais. Mesmo para quem acha que já sabe tudo.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.