O sistema operativo da Google tem crescido de forma significativa, de tal forma que atualmente as quotas de mercado por trimestre costumam apresentar-se sempre acima dos 80%, deixando o iOS, o Windows Phone e o BlackBerry OS a largos pontos de distância.



Vender muito não é sinónimo de melhores equipamentos, como provam as dezenas de smartphones low-cost com Android e com um desempenho questionável. Mas a verdade é que não é só nas vendas que a Google tem feito grandes progressos no seu sistema operativo: também ao nível de funcionalidade e acima de tudo, de fluidez, o Android tem evoluído bastante. O Lollipop é atualmente o estado da arte.



Mesmo estando “menos pesado”, o Android continua a não ter um desempenho imaculado pois muitas fabricantes preferem personalizar o sistema operativo com ferramentas próprias. Mas esta história, assim como a da fragmentação, já todos os seguidores do “robot verde” conhecem.



Para os que consideram o Android o sistema operativo de eleição, ficam aqui alguns equipamentos que podem perfeitamente ocupar o lugar de prenda quando o Pai Natal chegar lá a casa. Diz-nos então Pai Natal Android, o que trazes no teu saco?

[caption]Android[/caption]

Carregar nos links para abrir as "prendas"

- Trago dois smartphones...

- ...E trago um tablet!

- Para os que nunca sabem as horas também se arranja qualquer coisa

- Uma “smart TV” abaixo dos 100 euros e não é promoção

- Realidade aumentada em cartão

- E para digerir todas as prendas, uma maçã

Trago dois smartphones...



É um dos itens mais cobiçados ao nível do consumo, portanto smartphones parece uma boa opção. Um mais acessível e outro topo de gama? E quem são os seus representantes?



Para os que procuram um bom desempenho e não querem gastar muito dinheiro, o Motorola Moto G apresenta-se como uma das melhores soluções. A versão quase polida do Android KitKat, a promessa de evolução para Lollipop e características “standard” como o ecrã de cinco polegadas e câmara de oito megpaíxeis são algumas das garantias. Custa 199 euros.



Já para os que não se importam de gastar o triplo do dinheiro, então o Sony Xperia Z3 é atualmente uma das melhores soluções. Sensor fotográfico de boa qualidade, desempenho fluído, resistência a água e suporte do serviço Remote Play da PlayStation 4 colocam-no muito bem posicionado relativamente à concorrência fortíssima da HTC, LG ou Samsung.

Veja as restantes sugestões nas próximas páginas ou volte ao início

...E trago um tablet!



Os tablets também despertam o “desejo” dos consumidores – ainda que o mercado já tenha sido mais positivo. Mas há sempre quem esteja interessado em receber um dispositivo móvel de proporções maiores sobretudo para o consumo multimédia.



Perante este cenário, o Nexus 9 é talvez um das melhores recomendações. O preço de 349 euros não é o mais acessível, mas também não é o mais exagerado. E a nível de especificações técnicas apresenta características de última geração: ecrã de 8,9 polegadas com uma resolução de 2.048x1.543 píxeis, processador Nvidia Tegra K1 em arquitetura de 64-bits, 16GB de armazenamento e a última versão do Android.

Veja as restantes sugestões nas próximas páginas ou volte ao início

Para os que nunca sabem as horas também se arranja qualquer coisa



O Android também inclui o Android Wear, a versão do sistema operativo otimizada para gadgets de vestir – mas que para já está focada nos relógios.



Aqui uma boa escolha talvez seja o LG G Watch R pois é dos que apresenta um design mais próximo ao dos relógios tradicionais. Tem traços sobretudo masculinos e parece dedicado para os utilizadores que têm um estilo de vida mais descontraído e não tanto para executivos.



Mas a possibilidade de conexão com o telemóvel, recebendo notificações, chamadas, SMS e outras informações relevantes no pulso – estando algumas ações também à distância de apenas alguns toques -, vai certamente apelar aos que gostam de estar na vanguarda da tecnologia.

Veja as restantes sugestões nas próximas páginas ou volte ao início

Uma “smart TV” abaixo dos 100 euros e não é promoção


Se já tem smartphone, se não vê utilidade nos tablets e se não tenciona trocar o seu relógio a médio prazo, então pense no Android como uma alternativa a centro multimédia lá de casa. E aqui a sugestão até pode recair sobre uma versão não pura do Android.



A Amazon Fire TV pode ser uma dessas escolhas. O sistema dá acesso a aplicações e a jogos exclusivos, sendo um dos melhores exemplos o regressado Flappy Bird. A tecnológica liderada por Jeff Bezos também tem feito um grande investimento na área do vídeo, e mesmo não estando disponível em Portugal, pode um dia revelar-se um bom investimento.



Até lá o seu televisor tradicional pode ganhar funcionalidades smart. O preço é de 99 euros.

Veja as restantes sugestões nas próximas páginas ou volte ao início

Realidade aumentada em cartão



Quem diz que a realidade aumentada precisa de ser associada a equipamentos futuristas e com uma etiqueta de preço significativa?



A Google apresentou o projeto Carboard, um kit de realidade aumentada feito em cartão. A empresa entregou este dispositivo na sua conferência mundial de programadores, mas ainda há quem replique o sistema e o disponibilize por um valor próximo aos 30 euros.



A DODOcase é uma dessas empresas e ao kit apenas será preciso juntar um smartphone Android: depois basta aceder às aplicações criadas especificamente pela Google, ou por outras entidades como Paul Mccartney ou a empresa Volvo.



Por um baixo preço pode dar como prenda todo um “novo mundo”. Tentador certo?

Veja as restantes sugestões nas próximas páginas ou volte ao início

E para digerir todas as prendas, uma maçã



Esta prenda é para os que são verdadeiros aficionados do Android e no tempo livre ainda têm tempo para serem haters do iOS e do iPhone. Mas se achar a imagem demasiado explícita, pode espreitar na mesma loja por outras alternativas mais simples ou pode até fazer a sua própria t-shirt. Os preços variam, mas o custo médio ronda os 20 euros.

[caption]Android Apple[/caption]


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico