Os ficheiros digitais são cada vez mais uma parte importante da nossa vida. No trabalho ou a título pessoal, a vida passa cada vez mais pelo PC e pelo que lá conseguimos guardar. Boa parte dessa informação move-se connosco e isso torna óbvia uma necessidade crescente de dispositivos portáteis de memória que o permitam. Sejam discos externos, ou pendrives, menos generosas no espaço disponível mas mais práticas pelas dimensões. É a estes dispositivos de memória flash que hoje dedicamos a nossa atenção, apresentando algumas sugestões que pretendem orientar quem procura muita capacidade a bom preço. Vimos várias lojas, comparámos preços e ofertas e aqui vão as propostas.

Começamos pela Transcend que é abrangente na gama de dispositivos de memória de grande capacidade e isso nota-se também nas pendrives. A JetFlash V20 é um exemplo e pode ser a opção para quem procura uma memória generosa num dispositivo de pequenas dimensões e fácil de transportar.

[caption]Nome da imagem[/caption]

A pendrive JetFlash oferece uma capacidade de armazenamento de 64 GB encaixados em 88 milímetros de largura, 15 milímetros de largura e 33 milímetros de profundidade, em 24 gramas de peso.

O dispositivo oferece várias funcionalidades para simplificar o download e as transferências de dados e pode ser protegido com uma password de acesso.
A velocidade média de leitura é de 25 MB por segundo e de escrita na ordem dos 12 MB por segundo.

Para quem não precisa de tanta capacidade, também optar pela versão de 32 GB, com as mesmas medidas e uma velocidade de leitura na ordem dos 10 MB por segundo, que acompanha uma velocidade para a escrita de 3 MB. Ambas as opções oferecem interface USB de alta velocidade e compatibilidade com os principais sistemas operativos (Windows, Mac e Linux). As pendrives da Transcend estão disponíveis em preto com branco, na versão de 32 GB, e branco com aqua, na versão de 64 GB, nas lojas Pixmania. Os preços variam entre 59,90 euros e 139 euros.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Na gama dos 64 GB tem outras opções disponíveis nas lojas portuguesas. A Voyager da Corsair é uma delas. Resistente à água e a impactos, a pendrive de alta capacidade é compatível com sistemas Windows, Mac e Linux e uma velocidade de leitura na ordem dos 21 MB por segundo e na escrita de 16 MB por segundo. Na Pixmania está disponível por 200 euros. Tal como na marca anterior, também pode poupar alguns euros se quiser descer um pouco no espaço de memória flash, sem sair da zona de grande capacidade, e adquirir a versão de 32 GB por 86 euros.

[caption]Nome da imagem[/caption]

A Kingston, que também oferece 64 GB em algumas lojas portuguesas, apresenta-se também como opção a bom preço para a categoria de 32 GB com a DataTraveler 150. Irreverente na cor, a pendrive da Kingston pode ser uma boa opção para quem tem tendência a esquecer-se dos pequenos objectos em todo, já que o laranja sempre chama a atenção.

Tal como nos modelos anteriores mantém-se a compatibilidade com os principais sistemas operativos do mercado numa silhueta de 77,9mm x 22mm x 12,05mm. Na CodiTek está disponível por 72 euros.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Optimizada para Windows Vista Ready Boost, mas também compatível com os restantes sistemas mais relevantes do mercado, falamos-lhe agora de mais uma opção todo o terreno: a ATV Shock-proff de 32 GB da OCZ. Como o nome do modelo indica é à prova de choques e de água o que, como distingue a fabricante, pretende melhorar a protecção dos dados transportados pelo utilizador através deste suporte. A OCZ garante que a pendrive até sobrevive a um acidente que a emerja completamente dentro de água. Tal como a maior parte dos modelos que lhe descrevamos anteriormente a garantia é, também aqui, para toda a vida. Oferece ainda um tempo médio de leitura de 28,5 MB por segundo e de escrita na ordem dos 11 MB por segundo. Está disponível para venda na Novo Atalho Informática para por 82,90 euros.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Abaixo das categorias que aqui lhe mostrámos o mercado está inundado de opções mais baratas. É obvio que quando o preço desce a capacidade de memória associada também, mas as necessidades de armazenamento "portátil" não serão iguais para todos e por isso deve adequara a opção às suas necessidades.

Não podemos no entanto deixar de referir que na capacidade máxima referida neste artigo, os 64 GB, os preços que encontrámos são pouco competitivos na comparação com os discos externos. Hoje pode com facilidade encontrar opções com capacidades de armazenamento entre os 300 e 500 GB por preços que variam entre os 60 e os 80 euros.

Mais uma nota. Se a sua medida ideal de pendrive está abaixo das dimensões de memória que aqui apresentamos saiba que para os 16 GB terá de gastar entre 20 e 60 euros, sendo por 40 euros já encontra soluções interessantes em termos de fiabilidade. Se pretende ficar pelos 8 GB consegue encontrar propostas interessantes a partir de 20 euros e se descer para os 4 GB os 10 euros devem ser o valor mínimo a fixar.

Terminamos com uma opção para quem é menos exigente com a capacidade e mais preocupado com a estética, mostrando-lhe uma pendrive com 8 GB de capacidade desenhada pela europeia Starline. A Ruby tem um design moderno e foge às linhas simples e às preocupações de resistência comprovada à vista, evidentes nos modelos anteriores. Pode encontrar o modelo na Worten por 24,99 euros.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.