Computadores, notebooks, tablets, ultrabooks e até acessórios preparam-se para a chegada do novo sistema operativo da Microsoft, com várias marcas a perfilarem-se para estar entre as primeiras a disponibilizar novos equipamentos com o Windows 8 pré-instalado.

Os anúncios têm-se estendido ao longo dos últimos meses, e o TeK tem dado conta disso mesmo, mas na ante véspera do lançamento do Windows 8 vale a pena revisitar a lista dos computadores que foram lançados especialmente para acompanhar o novo sistema operativo da Microsoft, e o que já se sabe sobre a disponibilização em Portugal, embora alguma informação ainda esteja “no segredo dos deuses”.

Embora a larga maioria dos computadores mais recentes possa ser atualizada para a nova versão do Windows – e os que foram vendidos nos últimos meses têm mesmo direito a receber o update de forma gratuita – falamos hoje de novos modelos e até, em alguns casos, de novas linhas de produtos, como acontece na Samsung.

Com o arranque das pré-encomendas do Windows algumas lojas portuguesas lançaram também campanhas de pré-venda de equipamentos, nomeadamente a Fnac e a Staples.

Na Fnac esta campanha abrange cinco modelos de portáteis das marcas Asus, Samsung, Toshiba e Sony, mas só dois modelos estão disponíveis para entrega a 26 de outubro – o Sony e um Toshiba – remetendo os outros para a primeira semana de novembro.




[caption][/caption]

Numa campanha também de pré-comercialização, a Staples oferece um vale de 34,5 euros mas apenas para a compra do software….

Do lado das fabricantes são várias as marcas que estão a apostar fortemente no Windows 8, preparando novos equipamentos e a transição dos modelos que já estão no mercado

A Samsung é uma das que tem feito bastante divulgação dos novos equipamentos, alguns dos quais apresentou durante a IFA. A fabricante coreana criou uma nova linha para os equipamentos Windows 8, os ATIV Smart PC e vai ter quatro modelos à venda em Portugal. Os Smart PC com ligação Wi-Fi começam a ser vendidos já na próxima semana, enquanto a versão 3G só chegará às lojas dentro de algumas semanas. A primeira custa 900 euros e a segunda cerca de 1000 euros.



No portfólio da marca cabe ainda uma versão mais profissional, o Smart PC Pro, que chega ao mercado português nos primeiros dias de novembro só com ligação Wi-Fi, mas que terá também uma versão 3G algumas semanas depois. Os preços são de 1200 euros para a versão com Wi-Fi e 1300 para a versão 3G.



[caption][/caption]

A Sony está também alinhada para começar a vender o seu portfólio com Windows 8 já no dia 26 de outubro, com o Ultrabook híbrido (Vaio Duo 11) e o All-in-One (Vaio Tap 20), cujo preço rondará os mil euros.



[caption][/caption]

O alinhamento da Toshiba já foi mostrado aos jornalistas, mas algumas das características – e preços – dos novos modelos estão ainda sob embargo até 26 de outubro. Mas pode contar com uma gama completa de ultrabooks, com quatro novos modelos entre os quais o híbrido Satellite U920t, e dois portáteis Satellite com ecrãs de toque.




Os Satellite P845t e Satellite U920t são os primeiros a chegar às lojas a 26 de outubro, com preços de 999 e 1.199 euros, respectivamente


[caption][/caption]

A longa tradição de parceria da HP com a Microsoft faz com que a empresa não deixe os seus créditos por mãos alheias, e nos últimos meses têm sido apresentados diversos modelos especialmente concebidos para tirar partido das funcionalidades do novo Windows, especialmente com o interface de toque. Dos notebooks, ultrabooks e slate PCs aos All in One a estratégia da HP é transversal e materializa-se entre outros, no HP Envy X2, um dos melhores exemplos de ultrabooks híbridos que rapidamente se transformam em tablets, separando o ecrã do teclado.



[caption][/caption]

A Asus não falta à chamada e prepara um anúncio em grande para o alinhamento do Windows 8, mas há também muitos detalhes que ainda não estão disponíveis. Já conhecido é o All-in-One PC ET2220, com ecrã tátil de 21.5 polegadas. O equipamento está disponível em três modelos, com processadores e disco diferentes, e com preços a começarem nos 659 euros.




[caption][/caption]

De referir ainda a Fujitsu, que ontem anunciou nada mais nada menos do que 23 novos modelos, como o TeK escreveu, entre portáteis tradicionais, híbridos e tablets, mas que ainda não têm data definida para chegar ao mercado nacional. O destaque vai para o portátil hibrido Fujitsu STYLISTIC Q702.



[caption][/caption]

Quanto a modelos com Windows RT, a versão ARM do novo sistema operativo, já se sabe que o Slate da Microsoft não chegará tão cedo às lojas portuguesas, mas a Samsung é uma das marcas que promete “para breve” o lançamento da sua proposta em Portugal. É esperar para ver…

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Fátima Caçador