Há cada vez mais programadores interessados nos videojogos, focando o desenvolvimento nas plataformas móveis mas também nas consolas de nova geração, e provavelmente muitos dos novos titulos já lhe passaram pelas mãos sem que se tivessem apercebido que eram "made in Portugal".
O sector está a crescer e a "fervilhar", como mostram alguns dos intervenientes neste sector entrevistados pelo TeK, e por isso convidamos os leitores a conhecer melhor alguns dos estúdios onde se faz a "magia" do entretenimento que está a chegar a smartphones e tablets, com espaço marcado também para as consolas.
E para se perceber a dinâmica do sector basta olhar para as fichas e ver que uma grande parte dos estúdios foi criada entre 2012 e 2013, e que as iniciativas são maioritariamente de "nano-escala".
Muitos destes estúdios passaram já pelas notícias do TeK, mas há outros menos conhecidos. Um booklet preparado pela Microsoft para o Game Dev Camp, que decorreu na passada sexta feira em Lisboa, descodifica nomes e os títulos mais famosos, num guia essencial para perceber quem dá cartas nesta área e que serviu de base para a lista que agora partilhamos com os leitores.
Ao todo são 22 páginas e estão organizadas por ordem alfabética.
ARTBIT
Com sede no Porto, o estúdio foi criado em 2012 mas sustenta a história no trabalho feito por Pedro Ribeiro no desenvolvimento de jogos desde 2010. Só com a entrada de José Vaz, em 2012, foi formalizada a criação do estúdio que já deu luz ao ZEZ, o jogo multiplataforma ao estilo do Candy Crush, e que conta com mais de um milhão de jogadores também entre os jogos Shadow Cave e Shane Reaction.
Data de fundação: 2012
Número de colaboradores: 2
Website: http://zezgame.com/; https://www.facebook.com/ArtbitGames
Próxima página: Awaking Giants
Awaking Giants
Criada em 2011 por cinco entusiastas, o Awaking Giants tem por objetivo criar experiências de jogo únicas e no portfólio cabem títulos como o Samsara e o Momentum. Atualmente está a desenvolver a adaptação deste jogo para outras plataformas.
Data de fundação: 2011
Número de colaboradores: 5
Website: http://awakinggiants.wordpress.com; https://www.facebook.com/awaking.giants
Próxima página: Awesome Software
Awesome Software
Orgulhando-se de estar entre o primeiro grupo de programadores a investir na plataforma Android a Awesome Software foi criada em 2008 e conta com 10 colaboradores na produção de títulos como o Colorix e Soul Rush. Está atualmente a desenvolver o Parigami.
Data de fundação: 2008
Número de colaboradores: 10
Website: www.awesome.pt; www.facebook.com/awesomesoftware
Próxima página: Battlesheep
Battlesheep
Jogos para plataformas móveis e para browser estão no centro dos interesses deste estúdio localizado em Lisboa que também foi criado em 2008. As plataformas cobertas são PC, Mac, Nintendo Wii, Nintendo DS, iOS, Android e "outras".
A Battlesheep já conta com uma dúzia de títulos entre os quais o Retroball 3000, Zombie Apocalift e Bounty Monkeye, mas tem mais ideias na manga.
Data de fundação: 2008
Número de colaboradores: 3
Website: http://www.battlesheep.com/; www.facebook.com/BattlesheepStudios
Próxima página: Bica Studios
Bica Studios
A Bica Studios está a desenvolver aplicações pata Web, Smartphones
e Tablets e não deixa nenhuma plataforma fora dos seus planos.
Localizada na Startup Lisbon já foi nomeada uma das 100 startups mais promissoras da Europa e o titulo Smash IT! Adventures está a começar a conquistar espaço nas lojas de aplicações em vários países.
Data de fundação: 2013
Número de colaboradores: 5
Website: www.bicastudios.com; www.facebook.com/BicaStudios
<br/ ><br/ >
Próxima página: Biodroid
Biodroid
Os jogos não são a única área de desenvolvimento da Biodroid que começou em 2007 e que também estende a sua atuação a conteúdos educativos com eBooks. Entre as mais de duas dezenas de títulos alguns chegaram já ao "estrelato", como o Billabong Surf Trip e o MegaRamp: The Game, que conseguiu notoriedade em prémios internacionais.
A versatilidade permite também que seja um dos maiores estúdios nacionais, com 40 colaboradores.
Atualmente está a trabalhar num jogo para a nova geração de consolas, Playstation 4 e Xbox One.
Data de fundação: 2007
Número de colaboradores: 40
Website: http://biodroid-entertainment.com/
Próxima página: Game Studio 78
Game Studio 78
O Game Studio 78 é um dos mais recentes no panorama nacional mas tem vindo a criar interesse e espaço de divulgação para os projetos que tem em mãos. O Hush é uma aventura multiplataforma que ainda está em desenvolvimento mas que marca pontos pelo grafismo e a componente artística.
Data de fundação: 2013
Número de colaboradores: 10
Website: www.gamestudio78.pt; www.facebook.com/gstudio78
Próxima página: GOJIRA
GOJIRA
A procura de interfaces "smart" para melhorar a experiência de jogo está na base da criação do estúdio GOJIRA que já produziu jogos para estrelas como HyunA e o autor Mark Stephen Meadows.
O seu primeiro jogo é o MUNIN, onde o protagonista é o corvo mensageiro de Odin, transformado numa rapariga mortal por Loki. O título foi lançado no mês passado para a plataforma Steam e outros sistemas operativos móveis.
Data de fundação: 2012
Número de colaboradores: 3
Website: http://gojira.tv/; www.facebook.com/Gojira.tv
Próxima página: Immersive Douro
Immersive Douro
O nome não deixa dúvidas quanto a localização geográfica deste estúdio, mas quem não conhece o Immersive Douro pode não o associar ao seu jogo mais famoso, o Johnny Scraps: Clash of Dimensions, que ajudou o estúdio a crescer também em número de colaboradores.
Na "conta" do estúdio estão ainda o Epic World Football e o Depths, e a breve prazo haverá mais novidades do Project Shrooms, e uma versão nova do Johnny Scraps: iTap
and Slash.
Data de fundação: 2012
Número de colaboradores: 8
Website: http://immersivedouro.com; www.facebook.com/immersivedouro
Próxima página: indot
indot
Barcelos é a casa mãe da indot, um pequeno estúdio que se afirma especializado em trabalho criativo e com especialização técnica na área de jogos.
Grumpy dots, Grumpy dots World e Tower of Salvation são os jogos que já conquistaram espaço nas lojas de aplicações, mas estão outros na calha, como o Galo Runner.
Data de fundação: 2012
Número de colaboradores: 4
Website: http://www.indot.pt; www.facebook.com/indot.studio
Próxima página: Massive Hamster Studios
Massive Hamster Studios
O programador Tiago Pereira e o designer David Reisinho juntaram-se em 2013 para criar o Massive Hamster Studios, por enquanto focado em desenvolvimento de jogos para plataformas móveis.
A produção dos jogos de aventura Wake Up, Arnie! e o educativo Blue Planet fizeram com que o estúdio tenha estado já no radar do European AppCup, mas há outros títulos no portfólio do Massive Hamster Studios, como o puzzle Switch: Get Lucky! e mini jogos como o Flappy Hipster.
Data de fundação: 2013
Número de colaboradores: 2
Website: http://www.massivehamsterstudios.com; www.facebook.com/massivehamsterstudios
Próxima página: Moonberry Studios
Moonberry Studios
Fundado em 2009 o estúdio mantém uma dimensão pequena mas sonhos grandes, sendo inspirado no desejo de criar jogos de aventura pelo casal que esteve na origem do Moonberry Studios
O Picma é um dos titulos que serve de montra com mais de 5 mil puzzles lógicos e que depois de "viver" nos browsers vai agora saltar para as plataformas móveis. Mas o estúdio conta ainda com o Aetherstone Tactics e há mais em desenvolvimento.
Data de fundação: 2009
Número de colaboradores: 2
Website: http://moonberry-studios.com/; www.facebook.com/moonberrystudios
Próxima página: Nerd Monkeys
Nerd Monkeys
A história e experiência da Seed Studios sustentam o perfil do novo estúdio Nerd Monkeys, que conta com Filipe
Duarte Pina e Diogo Vasconcelos para desenvolver novas ideias e novas histórias.
O Crime no Hotel Lisboa nasce desta convivência e apresenta as personagens o Inspetor Zé e o Robot Palhaço, num cenário "retro" que recorre à técnica de "pixel art".
Data de fundação: 2013
Número de colaboradores: 5
Website: http://www.nerdmonkeys.pt/; www.facebook.com/NerdMonkeys
Próxima página: raindance studios
raindance studios
A trabalhar a partir de Lisboa para o Mundo, o estúdio raindance está a desenvolver o jogo Between Me and the Night, ainda em fase beta. O cenário surrealista promete caminhar entre a sanidade e a loucura e fazer o coração dos jogadores acelerar enquanto viajam numa casa flutuante ou resolvem enigmas.
Data de fundação: 2013
Número de colaboradores: 3
Website: http://between-game.squarespace.com; www.facebook.com/betweenmeandthenight
Próxima página: Serius Games
Serius Games
Os jogos de Vasco Freitas são "a sério" e por isso a marca escolhida foi a dos Serius Games que dá chancela aos jogos flash que desenvolve desde 2010.
O primeiro jogo, o G-Switch, foi feito por brincadeira mas garantiu já 30 milhões de visitas e desde essa altura Vasco Freitas dedicou-se aos jogos a tempo inteiro, contando com a colaboração de vários outros entusiastas na componente artística e nos efeitos de som.
O Freeway Fury para iOS e o N-Dimensions foram lançados já este ano, mas na calha estão o Freeway Fury 3, que deverá ser lançado em setembro, e a versão 2 do G-Switch.
Data de fundação: 2010
Número de colaboradores: 1
Website: http://seriusgames.com; www.facebook.com/seriusgames
Próxima página: Spawn Studios
Spawn Studios
A experiência nos jogos First Person Shooters aliada à conciência do desenvolvimento das oportunidades no mercado de smartphones criou o ambiente certo para a Spawn, que garante que os seus titulos já tiveram mais de 7 milhões de downloads.
Crazy Bikers 2 e Duke Nukem: Manhattan Project são alguns dos jogos no portfólio do estúdio que está a trabalhar na versão 3 da corrida de bicicletas Crazy Bikers,
Data de fundação: 2008
Número de colaboradores: 4
Website: http://www.spawnstudios.com/
Próxima página: Tio Atum
Tio Atum
Os fundadores do Tio Atum já desenvolviam jogos desde 2007 mas só em 2012 avançaram para a criação do estúdio, que conta com três "atuns".
Na história do estúdio estão seis jogos móveis, entre os quais o Super Bit Dash que já registou mais de um milhão de downloads e que se soma a outros titulos como o Bloody Epic e o Mine Maze.
Agora a equipa de desenvolvimento está focada no jogo para PC Greedy Guns.
Data de fundação: 2012
Número de colaboradores: 3
Website: http://tioatum.com/; www.facebook.com/TioAtum
Próxima página: Upfall Studios
Upfall Studios
Um dos novos nomes nos jogos Indie, o Upfall Studios foi criado por David Amador que decidiu em 2014 avançar por conta própria depois de ter somado vários êxitos no currículo, entre os quais a participação no Vizati e no Quest of Dungeons para Steam e iOS.
Atualmente o estúdio está a trabalhar em novas versões do Quest of Dungeons entre outros projetos ainda secretos...
Data de fundação: 2014
Número de colaboradores: 1
Website: http://www.upfallstudios.com; www.facebook.com/questofdungeons
Próxima página: WeCameFromMars
WeCameFromMars
Apesar do nome não vêm de Marte mas sim do Porto os criadores do estúdio que começou por desenvolver jogos para as plataformas móveis e agora está a entrara no mercado do PC desktop.
A utilização de óculos Rift para experiências de jogo mais ricas e interativas está também nos planos da equipa "marciana".
Entre os títulos já no mercado estão o Mr.Walter e o Shave The Sheep e na calha está o Cosmonaut
Data de fundação: 2011
Número de colaboradores: 6
Website: http://wecamefrommars.com; www.facebook.com/wecamefrommars
Próxima página: WingzStudio
WingzStudio
O Stringz HD é um dos titulos que marca o cartão de visita do WingzStudio que a partir de Coimbra tem criado vários jogos. Recentemente desenvolveu o Falcao vs Aliens com o craque da bola colombiano e ganhou já destaque na AppStore como Best New App em vários países.
Data de fundação: 2011
Número de colaboradores: 4
Website: http://www.wingzstudio.com; www.facebook.com/WingzStudio
Próxima página: Yucca Studios
Yucca Studios
Os jogos sociais são o alvo do estúdio criado em 2012, pelo que o Facebook está na rota dos jogos que a Yuca Studios desenvolve, mas sem deixar de lado a plataformas iOS, Android e Windows Phone. As tendências de realidade aumentada e de jogos imersivos fazem também parte dos planos, alguns em conjunto com a Serious Games.
O jogo GodZ, que já passou pelo TeK, e o ABC Stop estão no portfólio do estúdio que está a trabalhar em "grandes projetos"
Data de fundação: 2012
Número de colaboradores: 6
Website: http://www.yuccastudios.com; www.facebook.com/YuccaStudios
Próxima página: E ainda....
Outros nomes para a lista
A lista de estúdios não estaria completa sem referir mais alguns nomes que marcam o trabalho feito em Portugal.
3DrunkMen
Website: http://vanishgame.com
Bad Kitty’s Dad
Website: www.badkittysdad.com
BlitPop
Website: www.blitpop.com
Camel 101
Website: http://camel101.com
Flying Turtle Software
Website: http://flyingturtlesoftware.com
Resonance Games
Website: www.resonancegames.net
Supernova Factory
Website: www.anibake.com
Titan Forged Games
Website: www.titanforgedgames.com
Para conhecer melhor os projetos destes estúdios vale a pena seguir as hiperligações para os sites, e esperar porque certamente muitas das produções passarão em breve pelas notícias do TeK...
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Nota da Redação: Esta lista está em atualização. Já vimos algumas das sugestões dos leitores e estamos a recolher mais dados para completar a lista dos estúdios portugueses. Se tiver informação adicional que acha que deve ser adicionada ao artigo pode enviar um email para o endereço fatimac@tek.sapo.pt.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Protagonistas da Terra e do Espaço em imagens espetaculares escolhidas pela NASA -
App do dia
Reader é uma app com IA para ler em voz alta de forma natural -
Site do dia
Website "7 Minutes in Hell" propõe treinos HIIT para quem gosta de sofrer (literalmente) -
How to TEK
Torne o smartphone Android mais inteligente trocando o Google Assistant pelo Gemini
Comentários