Se está no grupo dos que estão a preparar o regresso às aulas, passando pelo habitual percurso de compra de materiais escolares, lápis, canetas e cadernos - e este ano tem um pedido extra para compra de material informático, vale a pena considerar as opções de "pacotes" que algumas lojas oferecem.

Melhor do que comprar "só" o computador, seja portátil ou desktop, é incluir na lista o software adequado, uma impressora e até uma mala de transporte.

Esta é também a lógica de muitas lojas que têm online promoções onde juntam computadores portáteis mais "artilhados" com pacotes de Office, discos rígidos externos e impressoras multifunções. Escolhemos 5 sugestões onde as poupanças podem ultrapassar os 150 euros.

A FNAC é uma das especialistas neste tipo de pack. Na loja online por encontrar vários "pacotes", como o que por 599 euros inclui o portátil Toshiba Satellite C660-1MF, um disco de 500GB e o software de produtividade Microsoft Office 2010 Casa e Estudantes. O portátil tem um processador Intel Core i5-2410M a 2,3 GHz e 4 GB de RAM, contando com um disco interno de 500 GB. O ecrã é de 15,6 polegadas e a placa gráfica é a HD 3000.

[caption]fnac com toshiba[/caption]

A poupança face ao custo de comprar todos os elementos em separado é de quase 170 euros.

Com o mesmo portátil a loja sugere ainda um conjunto em que se adiciona uma mala de transporte em pele e que custa 638,99 euros, mas que é capaz de não compensar pelo valor adicional e porque a mala tem um ar demasiado "executivo" para o regresso às aulas.

Outra sugestão de conjunto da FNAC é a que combina o portátil Samsung RC530-S01PT com uma mala, rato, impressora Epson e um disco externo de 1 terabyte. Custa 799 euros mas o portátil é mais artilhado para quem tem exigências de processamento gráfico mais elevadas (de preferência por causa do tipo de trabalhos e não dos jogos.

[caption]fnac com Samsung[/caption]O processador é um Intel Core i7-2630QM a 2 GHz, tem 6 GB de RAM, um disco de 640 GB e combina uma placa gráfica GeForce GT 540M com uma Intel HD, contando com 1 GB dedicado à memória gráfica. O ecrã é de 15,6 polegadas LED HD.

Este pacote não tem software Office, mas a FNAC não se esqueceu deste pormenor e também aponta essa opção, fazendo (naturalmente) subir o preço.

Para quem procura uma opção mais "em conta", há ainda um pacote com um portátil HP Pavilion dv6-6055, onde se incluí um rato, mala e disco de 500 GB. Custa 549 euros.

[caption]worten pacote com HP[/caption]A Worten tem um pack que inclui um portátil HP da mesma linha, mas com um processador mais rápido. O custo total é de 599 euros e põe na mesma factura o HP Pavilion G6-1090SP, uma impressora Multifunçoes HP Deskjet 2050 e o Microsoft Office 2010 Casa e Estudante. O portátil tem um processador Intel Core i5-480M a 2,26 GHz, de primeira geração, 4 GB de RAM e uma placa gráfica ATI Mobility Radeon HD 6470 1GB. O ecrã é também da dimensão mais habitual (15,6 polegadas).

O mesmo preço de 599 euros é aplicado num pacote com um portátil Sony, o Vaio VPC-EH1M1E/B. A oferta é o pacote de software Office 2010, só uma licença em português.
[caption]pacote de vaio na worten[/caption]

O portátil tem um processador Intel Core de segunda geração, o i3-2310M a 2,10 Ghz, 4 GB de memória RAM dedicada e 500 GB de disco. Conte ainda com uma placa gráfica NVIDIA GeForce 410M com 1 GB de memória dedicada.

A Vobis tem o mesmo pacote à venda, pelo mesmo preço, o que não é de admirar já que as lojas fazem parte do mesmo grupo...

No folheto da MediaMarkt encontra um pacote interessante também a 599 euros, que combina um portátil Samsung com um ecrã de 13,5 polegadas e processador Intel Core i3 com uma oferta de um rato e uma mala.

[caption]mediamarket[/caption]

O portátil tem uma memória RAM DDR3 de 4GB e disco de 500 GB, contando com uma placa gráfica dedicada da NVidia, a Geforce GT520.

Estas são algumas das opções mais completas que se podem encontrar nas campanhas de regresso às aulas, mas vale a pena explorar as possibilidades noutras lojas, que fazem "pacotes à medida", com a junção de software e equipamentos dando uma ajuda na redução do preço total.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.