Ainda longe dos cenários futuristas de alguns filmes, os robots ocupam um espaço cada vez mais relevante em vários sectores da indústria simplificando tarefas, mas os modelos humanoides também têm evoluído na capacidade de interpretar e reproduzir emoções, surgindo como possíveis “companheiros” domésticos de astronautas e também de idosos, a quem ajudam a monitorizar sinais vitais.

A capacidade de comunicação e realização de tarefas mais ou menos complexas é uma das áreas onde estes robots mais têm evoluído, enquanto que na área da biorobótica se trabalha a integração de componentes robóticos no corpo humano e a comunicação com o cérebro. Ainda esta semana foi conhecida a aprovação das autoridades americanas do Deka Arm, a primeira prótese robótica que vai ficar disponível para o mercado e que torna realidade a transformação da tecnologia para colmatar deficiências humanos.

Por trás desta evolução da robótica estão milhares de projetos de cientistas que se dedicam à investigação e que na última década têm conseguido somar desenvolvimentos relevantes no movimento e sensibilidade ao espaço externo, capacidade de interação com objetos, mas também na comunicação com os humanos.

Esta semana a Comissão Europeia anunciou um mega-investimento na área da robótica para que a Europa possa encurtar alguma distância relativamente aos EUA e à Ásia, representada sobretudo pelo Japão, que há muito têm apostado neste segmento. Vão ser 2,8 mil milhões de euros para iniciar a robotização do velho continente.

Robots para todos os gostos

O Asimo da Honda é uma das experiências mais antigas, e com 14 anos de “vida” já consegue subir e descer escadas, tornando-se mais humano também na forma de comunicação.

No vídeo abaixo a Honda mostra evolução registada nos primeiros 10 anos de existência do seu robot, onde uma das maiores conquistas foi a possibilidade de locomoção bípede.

Há algumas semanas o mundo pode assistir à despedida do astronauta Koichi Wakata do seu amigo robot e foi fácil perceber que a empatia criada era real.

Gostava de ter um "amigo" como este lá em casa?

A robótica é uma das áreas que mais crescimento vai conhecer nos próximos tempos e de onde têm surgido um grande número de projetos. O TeK enumera ainda uma lista de alguns conceitos e iniciativas da área que foram notícia nos últimos tempos:



- Montra TeK: Robots que estão a mudar a forma de interação com os humanos


- Aranha robot GeoWeaver imprime à medida que se desloca


- Cubos robôs prometem tornar Transformers em realidade


- Roombots é a mobília que se desloca, transforma e se monta sozinha


- Robô de Lego e Galaxy S4 resolvem cubo de Rubik em tempo recorde


- Equipa portuguesa venceu campeonato europeu de futebol robótico simulado


- 30 robots vão reforçar segurança no mundial de futebol do Brasil


- O futuro da Intel passa por t-shirts inteligentes e robots que se montam em casa


- Robot inspirado em dinossauro consegue correr 13 metros por segundo


- MIT: para montar um robot em casa bastará colocá-lo no forno


- Morcegos, peixes, chitas e tartarugas formam safari de robôs


- Infantes: os robôs low cost portugueses que querem estimular o ensino

Nota de redação: Montra TeK originalmente publicada a 14 de maio e recuperada a propósito do investimento europeu anunciado esta semana


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.