O programa de download de conteúdos através de torrents, o uTorrent, esteve em evidência na semana passada e não pelos melhores motivos.

Surgiram relatos de que juntamente com a instalação da última versão do programa (3.4.2), instalava-se "silenciosamente" um outro software chamado Epic Scale. Na prática este é um programa que transforma os computadores em mineiros de bitcoins.

O problema estava alegadamente no facto de a instalação não ser autorizada ou quando era, depois não ser possível ou ser muito difícil remover o Epic Scale. Como minerar bitcoins exige capacidade de processamento, os computadores das pessoas estavam a ficar mais lentos e a consumir mais energia.

O TeK na altura experimentou o processo de instalação e atestou que de facto, é dada a possibilidade de escolha de não instalar o Epic Scale. No entanto os relatos mistos não ajudam a perceber quem tem afinal "razão absoluta" nesta história.

Mas também tal não é preciso para que se possam enumerar as alternativas do uTorrent. Muitos internautas viram abalada a sua confiança no programa e procuram agora por alternativas novas e que ainda não estejam vergadas às exigências e responsabilidades comerciais que uma empresa tem.

Apesar de os torrents estarem muito associados à pirataria de conteúdos, a verdade é que qualquer pessoa pode usar este formato para partilhar ficheiros próprios. Por exemplo, um aluno de criação multimédia pode partilhar o seu trabalho de final de ano com todo o mundo.

Os torrents também têm servido para distribuir conteúdos de artistas que se têm associado às empresas de torrents para promoverem o seu trabalho.

E é por existir um grande número de utilizações possíveis para os torrents que o TeK elabora aqui uma lista de alternativas ao uTorrent, que conta com as sugestões de vários leitores.

Caberá agora aos utilizadores decidir se querem continuar a usar o uTorrent, caso o façam, ou se está na hora de descobrir propostas diferentes para o download de torrents.

No final, fica o conselho de que os utilizadores devem ter sempre grande atenção ao processo de instalação deste tipo de programas e não. Carregar só em "seguinte" pode trazer a instalação de programas indesejados e, consequentemente, de problemas mais graves.

Pois se um programa de produção de bitcoins já lhe parece grave o suficiente, pense bem no que piratas informáticos mal intencionados podem instalar nos computadores de milhões de pessoas.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico