O Windows Phone 8 só tem estreia marcada para finais de outubro mas em mês de novidades no mundo dos telemóveis - espera-se que na próxima semana seja anunciado o novo iPhone - muito se tem revelado sobre os planos dos principais fabricantes para integrar a nova versão do sistema operativo móvel no seu alinhamento de produtos.



Era de esperar que a Nokia, parceira privilegiada da Microsoft (ou vice-versa), fosse a primeira a mostrar equipamentos com o novo Windows Phone. Mas não foi assim. A Samsung adiantou-se e foi a primeira a revelar um smartphone com Windows Phone 8.



Escolheu a IFA, em Berlim, como palco para apresentar o modelo, um entre vários produtos no roadmap da fabricante que vão suportar as novas versões dos sistemas operativos da Microsoft.


O Ativ S vai contar com um ecrã de 4,8 polegadas SuperAMOLED com Gorila Glass 2 e uma com resolução de 1280x720. O processador de 1,5 GHz tem dois núcleos e a RAM é de 1GB.

[caption]Nome da imagem[/caption]

O equipamento chegará ao mercado em duas versões, de 16 e 32 GB e contará ainda com duas câmaras: de 8 megapixéis (traseira) e de 1,9 megapixéis (frontal). Embora tenha um ecrã generoso é um peso pluma, com 8,7 milímetros de espessura e 135 gramas de peso. Tem suporte para NFC.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Ainda não há indicações relativamente a preços e datas de disponibilização, mas sabe-se que ainda chegará às lojas este ano.

Sensivelmente uma semana depois de revelada a aposta da Samsung conheceram-se as novidades da Nokia, que escolheu Nova Iorque para apresentar em primeira mão os seus dois primeiros modelos com Windows Phone 8: o Nokia Lumia 920 e o Lumia 820.



Ambos partilham uma inovação tecnológica interessante, que é a possibilidade de carregarem a bateria sem fios ligados. A empresa está a trabalhar com vários parceiros para criar uma rede de pontos de carregamentos dos equipamentos que utilizem este sistema. O aeroporto de Heatrow será pioneiro.



Embora partilhem esta inovação e a utilização do Windows Phone 8, os dois equipamentos têm várias diferenças, que foram detalhadas pelos responsáveis da empresa, num evento que o TeK acompanhou e noticiou ontem.



Recuperando a informação disponível, o Lumia 920 traduz, mais uma vez, uma forte aposta da Nokia na imagem. Integra a tecnologia Pure View que a empresa já tinha usado num modelo anterior com o mesmo nome, melhorando as ferramentas que permitem otimizar a captura de imagem e luz. A câmara neste novo modelo, com um processador Snapdragon S4 dual core de 1,5 GHz e 1 GB de RAM, é de 8,7 megapixéis e o ecrã de 4,5 polegadas com imagem Pure Motion HD+, uma designação da própria Nokia para identificar uma resolução de 1280x768 com algumas "particularidades".

Aos poucos a Microsoft tem revelado alguns detalhes do novo Windows Phone 8, cujo lançamento marcará um ponto de viragem na estratégia da fabricante do Windows, para uma lógica de integração entre plataforma que permite, cada vez mais, uma experiência multi-ecrã.



Entre os detalhes já conhecidos da atualização sabe-se que o novo Windows Phone contará com uma interface totalmente renovada, que assegura mais opções de personalização ao nível da cor ou mesmo do tamanho dos separadores que arrumam cada menu ou área de informação.



Um novo sistema de backups, que passa a permitir a cópia de segurança de mensagens de texto com a integração com o Skype são outros pontos a destacar. Pode rever aqui alguns detalhes que a Microsoft revelou quando apresentou a plataforma.



Ou assistir ao vídeo abaixo, onde é possível ver o novo aspecto do sistema operativo.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Cristina A. Ferreira

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.