Ao todo são 14 as empresas lusas que este ano reservaram espaço para ter stands em nome próprio, embora nem todas estejam listadas como portuguesas no rol fornecido pela GSMA, em alguns casos por razões puramente burocráticas e noutros por sinergias de grupo.
Como já é habitual, o TeK partiu à descoberta dos representantes da tecnologia nacional entre os mais de 1.800 expositores que este ano preenchem os 8 pavilhões e 98.000 metros quadrados de espaço reservado para a feira. É todo um mundo de soluções móveis e tecnologias inovadoras que está condensado na Feira de Barcelona, onde parece que cada canto foi aproveitado da melhor forma e, apesar das diferenças de investimento, ao gigantes das comunicações se encontram a par de pequenos expositores e startups, muitas vezes com produtos bastante interessantes como temos vindo a referir na cobertura do MWC14.
Entre os nomes portugueses há repetentes de longa data, alguns presentes na feira desde o início do Mobile World Congress, quando a localização ainda era em Cannes, mas também há estreias, de empresas que antes vinham como visitantes e este ano deram o passo em frente para comunicar melhor a marca.
Sem opção de um stand português que reúna várias empresas – como fazem muitos outros países como a Espanha, a Suécia e o Canadá, por exemplo – os portugueses estão dispersos pelos vários pavilhões, consoante a área de negócio, o interesse e a capacidade de investimento.
O Pavilhão 8.1, do mundo das Apps, é o que concentra maior presença portuguesa, mas também há um bom cluster de tecnológicas no pavilhão 7, presenças no pavilhão 2 , 5 e 6. E há muitas tecnologias e serviços que vale a pena conhecer.
Aptoide, Cardmobili, Bluetrend Technologies, Finesource, iMobile Magic, Kwame, Ndrive, OpenIdea, Streambolico, TIMWE, WeDo Technologies, WIT Software e Ubiwhere são as empresas com stand próprio e nas imagens abaixo pode ver alguns dos stands visitados.
As novidades que têm cunho português e as primeiras impressões de uma participação que no conjunto é considerada bastante positiva seguem noutra reportagem.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Nota da Redação: a notícia foi atualizada com mais informação.
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos com anúncios, chupa-chupas eletrónicos e campainhas invasivas nos piores gadgets da CES 2026 -
App do dia
Pixelfed: Uma alternativa Open Source ao Instagram que devolve o controlo ao utilizador -
Site do dia
Do Falcon 9 ao Ariane 6: Flight Atlas mostra como evolui a indústria espacial com gráficos interativos -
How to TEK
Quais são as novidades do Google Maps para ajudar a chegar ao seu destino? Veja estas dicas de personalização
Comentários