As ofertas de IPTV e de Televisão por Cabo estão a aumentar os serviços disponíveis, tentando conquistar utilizadores para uma nova forma de ver televisão antes mesmo das mudanças prometidas pela Televisão Digital Terrestre. As novas boxes que o Meo e a Zon TV Cabo têm no mercado dão aos utilizadores maior controle sobre a emissão de TV e a capacidade de gravar programas, filmes e séries, uma funcionalidade muito útil para gerir a visualização dos conteúdos mais interessantes entre as dezenas de canais disponíveis.

A capacidade de controlar a emissão é um dos serviços mais diferenciadores em relação à experiência tradicional de ver TV. Se antes tinha de perder parte do filme ou da série quando saia da sala ou atendia o telefone, agora é possível "congelar" a emissão como se se tratasse de um conteúdo gravado em DVD ou em VHS. Isso é possível porque as caixas gravam em contínuo o canal que está sintonizado, permitindo parar a emissão e retomá-la quando quiser, andando para trás no programa até meia hora ou acelerando para retomar a emissão em directo.

http://imgs.sapo.pt/gfx/451718.gif

Esta funcionalidade está disponível na box do Meo mas só para IPTV e na da Zon TV Cabo para a rede de Cabo e Satélite e a sua utilização é igualmente intuitiva, sendo gerida a partir do comando com teclas específicas.

http://imgs.sapo.pt/gfx/451719.gif

Também a pré-programação da gravação de programas, filmes e séries é aliciante para quem não tem tempo de ver tudo o que gosta de entre os diversos canais disponíveis. A caixa descodificadora do Meo acompanha o serviço de IPTV do Grupo PT e garante uma capacidade de gravação que chega às 140 horas no novo modelo mas que já era de 80 horas na geração anterior. Já a box da Zon TV Cabo, que está disponível desde o início do mês, pode gravar até 200 horas, dependendo do canal de gravação.

http://imgs.sapo.pt/gfx/451720.gif

No serviço do Meo existe ainda a vantagem de poder programar de forma mais fácil uma determinada série com uma simples opção, sem se preocupar em que dia ou hora são emitidos os episódios.

As gravações ficam disponíveis numa área específica do disco, e podem ser mantidas enquanto houver espaço ou durante um determinado período de tempo.

O Meo ganha ainda na disponibilização do serviço de aluguer de filmes, o Veideoclube, que por enquanto só tem rival no SmarTV do Clix - embora este tenha uma oferta de títulos mais reduzida. Os filmes e séries podem ser alugados no momento por preços a partir de 50 cêntimos e até 3,8 euros e ficam disponíveis para visualização durante 24 horas.

http://imgs.sapo.pt/gfx/451721.gif

A Zon TV Cabo está a preparar para o final do ano um serviço semelhante, mas ainda não é conhecido o modelo de comercialização a aplicar.

Uma última nota para a Alta-definição: esta é uma área de aposta do Meo e da Zon, com a introdução de novos canais e o suporte a HD (Hight Definition) nas boxes, mas só se o televisor onde está ligado for HD ou HD Ready e mediante a utilização de um cabo HDMI para ligar os dois equipamentos.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.