Longe vai o tempo em que as linhas de portáteis eram renovadas de dois em dois anos, mantendo uma estabilidade conservadora que fazia a felicidade dos gestores de sistemas. Desde que entraram no mainstream de consumo e se tornaram um produto de compra por impulso, ou quase, os notebooks têm renovações plurianuais, seguem tendências e têm de estar de acordo com o "estilo".

A Toshiba tem mostrado que está atenta a estas alterações, afinando a sua estratégia para o mercado dos utilizadores pessoais que querem colar o portátil à sua imagem, o que obriga a renovações frequentes da gama, embora mantendo as linhas tradicionalmente separadas para profissionais e consumidores finais.

Na semana passada a empresa mostrou em Praga a nova gama de portáteis Satellite que vão chegar às lojas portuguesas já em Julho, baseando as suas escolhas em novos estudos realizados junto de consumidores que apontam para mais portabilidade e um reforço das funcionalidades multimédia. E que obrigam a empresa a segmentar ainda mais a sua oferta.

Segundo as análises realizadas pela Toshiba aos consumidores europeus, 38% dos inquiridos quer ver TV em directo no portátil, 52% estão interessados em jogos avançados e 49% em edição de vídeo. Um número ainda mais significativo, 63%, quer editar as suas fotos no notebook.

Como habitualmente a renovação das gamas traz também para as gamas médias funcionalidades que antes estavam reservadas a modelos Premium, e entre estas incluem-se os acelerómetros 3D, os ecrãs de alto brilho wide e o touchpad multitoque, um interface a que os telemóveis já nos habituaram.

Do ultra-portátil U500 à ferramenta multimédia total que é o A500, passando pelos mais económicos L500 e L550, a nova oferta tem soluções para todos os gostos. Quanto à adaptação às dimensões das carteiras é mais difícil dizer, porque os preços para Portugal não foram ainda revelados.

Satellite U500
Este modelo é a pequena estrela da nova linha. Com um ecrã de 13,3 polegadas o U500 traz aos Satellite a portabilidade que lhe faltava. O design imita o da linha de topo de gama, com texturas 3D e a cor é de um castanho rico, que apetece combinar com bebidas quentes de café ou chocolate.

A Toshiba promete que o preço será atractivo, estando disponíveis dois modelos um mais caro com um teclado iluminado.

[caption]Nome da imagem[/caption]

O modelo consegue ser mais pequeno e fino do que as anteriores gerações de Satellites, mas o peso ainda está acima dos 2 Kg, embora se garanta que não há qualquer compromisso em termos de usabilidade. A bateria tem uma duração de mais de 3 horas (mais precisamente de 215 minutos) o coração do portátil é um Core 2 Duo da Intel, com uma memória RAM que pode ir aos 8 GBytes.

Satellite A500
O cognome deste modelo poderia ser o "todo poderoso do Multimédia". Quase poderia ter sido integrado nos Media Centers da marca, juntando alta qualidade de vídeo e áudio, embora com um "modesto" ecrã de 16 polegadas HD TrueBrite de 16:9 que não se compara aos extra large Qosmio de 18,4 polegadas.

Com um sintonizador de TV embutido e suporte a DVB-T, o Satellite A500 conta com o som da Harman Kardon, e pode ligar-se a dispositivos compatíveis com a norma HDMI CEC (High-Definition Multimedia Interface Consumer Electronics Control), podendo ainda ser usado com controles remotos de outros aparelhos, como por exemplo os televisores da marca.

[caption]Nome da imagem[/caption]

O design também conta aqui na diferenciação entre dois modelos que respondem por preços diferentes (embora ainda não se saiba quais...)

Satellite L500 e L550
Não ficaram para o fim por nenhuma razão especial, nem sequer por a Toshiba os ter qualificado como os mais "económicos" da nova gama. Os Satellite L500 e Satellite L550 respondem às necessidades de quem quer um bom design, qualidade e funcionalidades multimédia sem gastar muito.

Uma barra multimédia com quatro botões torna mais acessíveis o acesso aos controles e a Toshiba levou em consideração que os utilizadores querem também ecrãs grandes, sacrificando muitas vezes a portabilidade, pelo que estes modelos têm ecrãs de 15,6 e 17,3 polegadas TruBrite, sendo que o L550 conta com retroiluminação LED.

[caption]Nome da imagem[/caption]

As opções são também variadas em termos de processadores, incluindo Athlon e Turion da AMD a par de Pentiums e Core 2 Duo da Intel.

Com tanta variedade o difícil vai mesmo ser escolher...

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.