A utilização de sistemas inteligentes é uma das “modas” no que diz respeito à iluminação em casa, parte integrante de qualquer decoração. Mas optar por sistemas de iluminação mais avançados e tecnológicos não é apenas uma questão de estética: pode poupar-lhe dezenas ou mesmo centenas de euros nos custos anuais de eletricidade.

Mas vamos por partes. Essencialmente, as questões de otimização das luzes em casa passam por ter propósitos principais. Primeiro, a questão da poupança, já referida. Aqui, focamos principalmente as luzes “normais” dos candeeiros, que tendencialmente estamos a substituir por LEDs, e quanto mais “inteligentes”, melhor.

Depois, há a também já referida questão estética, que pode ir desde a possibilidade de escolher a cor e temperatura de luz entre milhões de opções, literalmente, até a uma questão mais virada para a diversão, até porque são muitos os sistemas de som que “libertam” luzes interativas em função da “batida” da música.

Está um belo exemplo disso mesmo na galeria abaixo, que reúne uma mão-cheia de boas ideias relativas à possível “inteligência” dos seus sistemas de iluminação domésticos.

Clique nas imagens para ter mais informação sobre os sistemas de iluminação inteligentes

Por outro lado, à questão da domótica e da facilidade de utilização. Isto traduz-se por inúmeras possibilidades, sendo a mais simples a capacidade de usar uma app instalada no smartphone para acender e apagar todas as luzes da casa, bem como de regular a respetiva intensidade, por exemplo.

Se não dá importância a isso, imagine o seguinte: está de férias no Algarve há dois dias e não tem a certeza se apagou todas as luzes da sua casa? Com sistemas deste género basta abrir uma app no terminal móvel e conferir. E todos nós sabemos o que uma luz ligada por esquecimento pode fazer a uma conta mensal de eletricidade…

Estes recursos também permitem definir horas para que as luzes se liguem e apaguem, bem como estabelecer ligações do género a assistentes pessoais virtuais em colunas do género, sejam da Amazon ou da Google. Pode, assim, controlar todas as luzes da sua casa através de comandos de voz.

O futuro chegou. Pelo menos que diz respeito a iluminação. Se não acredita, analise o que um sistema de iluminação inteligente pode fazer pela sua casa. Como se isso não bastasse, o que não falta são novos dispositivos, tecnologias e gadgets que “revolucionam” a luz doméstica, passamos a expressão. Os cinco exemplos da galeria de imagens nesta página mostram isso mesmo.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.