http://imgs.sapo.pt/gfx/133980.gif

Custou mas foi. Demorou mais de seis anos a trazer o único programa de informação na televisão portuguesa exclusivamente dedicado à ciência e tecnologia para a Web. Sempre com Vasco Trigo a liderar a apresentação, o 2010 - anterior 2001 - dedicou-se ao longo desse período a abordar de forma acessivel à opinião pública portuguesa, mas sem abdicar do rigor informativo, as novidades nacionais no domínio da informática, da Internet, das telecomunicações, genética, biotecnologia e nanotecnologia, entre outras temas científicos e tecnológicos.



Na versão online do programa que foi recentemente inaugurada, o utilizador pode ler o texto das reportagens de edições anteriores e inclusivé ver o vídeo da peça em formato Real Audio. Os temas estão divididos em 4 áreas como acontece nas emissões televisivas: ciência, tecnologia, Internet e actualidades. No campo das sugestões, pode-se obter informações sobre sites nacionais e internacionais interessantes, bem como os que foram referidos nas edições semanais anteriores do programa nos ecrãs televisivos.



Neste site patrocionado pela Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) e pelo Programa Ciência Viva, o cibernauta mais interessado pode também ficar a conhecer a cara dos jornalistas que redigem as reportagens e notícias do 2010. Secções a visitar são também a dos concursos, jogos, o fórum e o espaço de chat. Para participar em muitas destas funcionalidades, é necessário, porém, registar-se



Um dos problemas detectáveis neste site é que não é compatível com os browsers da família Netscape/Mozilla. Outra falha a registar é o facto de se basear muito nos conteúdos do programa televisivo. Uma forma de resolver em parte esse problema com pouco investimento seria disponibilizar abertamente aos utilizadores do site o arquivo completo de emissões dos programas 2001 e 2010 ou, pelo menos, as resportagens mais marcantes.




Sites de dias anteriores:



01/07/2002

Link para tudo o que é jornal e revista

A notícia de um site que reúna a partir de uma única página e de forma organizada links para vários pontos de informação na cada vez maior rede que é a Internet é sempre bem vinda, por isso fica a sugestão do AllYouCanRead.com.




30/06/2002

As múltiplas possibilidades do jornalismo online


Interactividade e capacidade de esplorar as vantagens da Internet como media jornalístico é o que nos oferecem os exemplos reunidos neste site, que mostram algumas coisas que se podem fazer online e são impossíveis na rádio, papel e TV.




29/06/2002
A Internet: fonte de pesquisa interdisciplinar
Congregando os investigadores da Internet a nível internacional, a a.(o).i.r é uma associação para a promoção da pesquisa interdisciplinar deste novo meio, analisando os seus aspectos sociais, culturais, políticos, económicos e estéticos.



28/06/2002
Um motor de busca para as coisas que não conhecemos

O Gnod é visto como uma experiência que cruza a inteligência artificial com um motor de busca, utilizando as técnicas resultantes para fazer sugestões na área da música e da literatura aos internautas que por lá passam.




27/06/2002

Ferramenta de auxílio para os "viciados" em informação

Tantas notícias ou artigos de opinião à espera de serem descobertos por si, sem que os possa encontrar. À medida que a informação aumenta, a desorientação é cada vez maior. Para resolver esse grave problema existe o AmphetaDesk.




26/06/2002
O impacto da tecnologia na nossa vida
Lembra-se de como era a sua vida sem ouvir CDs e navegar na Internet? Mas certamente não se lembra das doenças antes de haver vacinas... Para recordar o impacto da investigação científica no dia a dia, sete laboratórios europeus lançaram o SCI-TECH.




25/06/2002

Informaçao prática sobre direitos de autor
Lançado em 1995 por Benedict O'Mahoney, um advogado norte-americano, este portal propõe-se fornecer a qualquer utilizador da Internet - e especialmente aos residentes nos Estados Unidos - "informação prática e relevante sobre direitos de autor".




24/06/2002

Tornar cada utilizador num jornalista
Seguindo os passos do site norte-americano de jornalismo colaborativo Kuro5hin, o Correspondente.net promete trazer este tipo de escrita informativa para Portugal, onde são os visitantes que enviam artigos e aprovam ou não a sua publicação.




23/06/2002

Linhas de orientação para a acessibilidade

Este site irlandês propõe aos seus visitantes a consulta de linhas de orientação sobre a acessibilidade em áreas como a Internet, telecomunicações, software e terminais de acesso público.




22/06/2002

Os mais feios da "bola"

Para navegar por este site sobre futebol, nem sequer necessita de ser adepto da modalidade. Aqui a "redondinha" é posta de lado e a única coisa que interessa é o aspecto físico dos jogadores - mais propriamente o seu "mau" aspecto físico...