As alterações climáticas e a degradação do ambiente representam uma ameaça séria que a União Europeia quer superar com o Pacto Ecológico Europeu. As metas para transformar a UE numa economia moderna, eficiente na utilização dos recursos e competitiva estão definidas e agora há novas propostas para ajudar a atingir os objetivos, apresentadas pela Comissão Europeia.
Do novo conjunto de medidas fazem parte a revisão de regras agrícolas para tornar a produção de alimentos climaticamente neutra, a fixação de uma meta de 40 % de produção energética a partir de fontes renováveis, até 2030 ou a redução a zero das emissões de CO2 dos veículos novos a partir de 2035, significando o fim da venda de carros a gasolina e gasóleo a partir dessa data.
As novas propostas são apresentadas a partir do microsite do Pacto Ecológico Europeu, dedicado a explicar no que consiste esta estratégia europeia, que pretende melhorar o bem-estar e a saúde dos cidadãos e das gerações futuras na UE, reunindo e disponibilizando informação variada.
É possível, por exemplo, conhecer os benefícios do Pacto Ecológico Europeu, as diferentes ações previstas nas várias áreas abrangidas ou ficar a par das iniciativas e formas de participação previstas.
A partir do microsite do Pacto Ecológico Europeu também pode consultar a cronologia que tem determinado os diferentes momentos da estratégia, assim como os documentos relacionados e vários links utéis.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Foguetão Falcon 9 da SpaceX explode ao tentar pousar. Vídeo mostra como tudo aconteceu -
App do dia
Superliminal é um jogo de puzzles que utiliza ângulos de perspetiva para baralhar o jogador -
Site do dia
Relatório da União Europeia traz recomendações para mitigar riscos cibernéticos -
How to TEK
Dê mais cor e animação ao tema do browser de internet Edge através da IA
Comentários