[caption]Poetweet[/caption]

O Google Lunar X Prize, uma competição de investigação que vai premiar a primeira equipa amadora a concretizar uma missão lunar, está a chegar a uma fase de definição. Além de apenas restarem mais alguns meses para que as equipas apresentem o plano final, nas últimas semanas têm sido atribuídos prémios por conquistas individuais: foram atribuídos quase seis milhões de dólares a cinco equipas.

Para muitos o X Prize pode já não ser novo, mas numa altura em que a competição vai entrar numa fase decisiva, parece ser a altura ideal para recuperar o conceito base desta iniciativa de exploração espacial.

Apoiadas pela gigante dos motores de busca, várias equipas estão a tentar o "impossível": enviar um robot para a Lua que terá de percorrer 500 metros na superfície lunar e transmitir um vídeo em HD para a Terra.

O prémio final é de 30 milhões de dólares para a equipa vencedora - se houver, pois está previsto um cenário que por insuficiência de avanços, a competição termina automaticamente -, mas todos ficam a ganhar. O objetivo aqui é criar e reinventar tecnologias de baixo custo que permitam reduzir drasticamente os custos da exploração espacial.

Visite a página oficial do Google Lunar X Prize e fique a par de todas as novidades. Pois uma iniciativa deste calibre não acontece todos os dias.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.