
O Google Lunar X Prize, uma competição de investigação que vai premiar a primeira equipa amadora a concretizar uma missão lunar, está a chegar a uma fase de definição. Além de apenas restarem mais alguns meses para que as equipas apresentem o plano final, nas últimas semanas têm sido atribuídos prémios por conquistas individuais: foram atribuídos quase seis milhões de dólares a cinco equipas.
Para muitos o X Prize pode já não ser novo, mas numa altura em que a competição vai entrar numa fase decisiva, parece ser a altura ideal para recuperar o conceito base desta iniciativa de exploração espacial.
Apoiadas pela gigante dos motores de busca, várias equipas estão a tentar o "impossível": enviar um robot para a Lua que terá de percorrer 500 metros na superfície lunar e transmitir um vídeo em HD para a Terra.
O prémio final é de 30 milhões de dólares para a equipa vencedora - se houver, pois está previsto um cenário que por insuficiência de avanços, a competição termina automaticamente -, mas todos ficam a ganhar. O objetivo aqui é criar e reinventar tecnologias de baixo custo que permitam reduzir drasticamente os custos da exploração espacial.
Visite a página oficial do Google Lunar X Prize e fique a par de todas as novidades. Pois uma iniciativa deste calibre não acontece todos os dias.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Já pode jogar em streaming os jogos da Xbox que estão na sua biblioteca -
App do dia
Há uma nova app para os fãs da Nintendo que acaba de chegar às lojas da Google e Apple -
Site do dia
Experimente as novas vozes e personalidades do gpt-o4 em OpenAI.fm -
How to TEK
Faça “mirror” do iPhone ou iPad diretamente no ecrã do computador
Comentários