http://imgs.sapo.pt/gfx/135872.gif

O Dicio.net é, como o próprio nome indica, um dicionário sobre a Internet disponível online. Partindo de uma compilação de termos e expressões sobre a Internet e as Tecnologias, este dicionário pretende tornar a Internet mais simples e está online desde 1995, tendo sido recentemente editado em livro.


Esta passagem ao papel não invalidou a continuação da sua presença na Internet, embora o autor aconselhe a compra do livro, o único local onde pode ser encontrada a lista completa dos termos e expressões catalogadas. No site continua a ser possível fazer uma pesquisa sobre uma determinada palavra e ver uma pequena explicação ou desdobramento da sigla, embora depois não existam ligações para outros termos ou expressões relacionadas que têm de ser novamente pesquisadas.


Ainda assim, poderá tomar o Dicio.net como referência, já que, embora existam múltiplos sítios semelhantes na Internet, este está em português, o que se torna uma grande vantagem para quem quer descodificar de facto um determinado termo.




Sites de dias anteriores:



10/07/2002

História da Arte do Corta & Cola


Conheça a história e os protagonistas da foto-montagem a partir deste espaço Internet que traça o percurso da muitas vezes chamada "arte do corta & cola" desde a época victoriana, altura em que surgiu, até aos nossos dias.




09/07/2002
Biblioteca digital de ciências de computadores
Desde o método de alocação de endereços IP a agentes inteligentes passando por assinaturas digitais e redes neuronais, esta biblioteca digital contém milhares de artigos sobre ciências de computadores, com o objectivo de disseminar a literatura científica.




08/07/2002
Entre a ciência do presente e do futuro

Nova Ciência e Novos Media são os assuntos abordados no Frontwheeldrive. Este site conta com entrevistas a reputados cientistas, artistas e teóricos que raramente aparecem noutras publicações literárias, funcionando como um guia para o futuro próximo.




07/07/2002

Curiosidades de interesse público geral

Porque é que a nossa voz gravada nos soa sempre tão estranha ou porque é que as bolas de golf têm pequenos buracos? Surpreenda-se com as respostas dadas a partir deste site hispânico e "brilhe" entre os seus amigos com os conhecimentos adquiridos.




06/07/2002
Bem vindo ao Monte Olímpo
Tragédia, traição, morte e romance estão presentes no site do Monte Olímpo na Internet. Escrito em português do Brasil, este sítio é uma boa referência para relembrar a Mitologia Grega, uma das principais bases do imaginário da cultura clássica.




05/07/2002

O X marca o lugar
O responsável pelo site Warchalking.org quer organizar uma rede informal entre cibernautas que desejam aceder à Internet com tecnologia Wi-Fi. Sempre que alguém descobrir uma rede deverá fazer marcas nas paredes próximas para avisar outros interessados.




04/07/2002

Contra o racismo em Espanha
A Aministia Internacional lançou há pouco tempo uma campanha contra os maus tratos por motivos racistas em Espanha, para a qual pretende reunir apoio através deste site, exigindo ao Governo que ponha em marcha um plano nacional de combate à exclusão.




03/06/2002

Aprender com os erros do passado

A Robert H. Smith School of Business e a Webmergers.com criaram um site onde pretendem preservar a memória das dotcoms. O objectivo do Business Plan Archive é criar um arquivo que represente fielmente esta época "dourada" do empreendedorismo.




02/07/2002

2010 já pode ser visto e lido no ecrã do PC

A partir de agora, os interessados nas novas tecnologias já podem ver ou rever em texto ou em imagem, a partir do ecrã de computador e através da Web, as reportagens da última edição do 2010, o único programa televisivo nacional sobre ciência e tecnologia.



01/07/2002

Link para tudo o que é jornal e revista

A notícia de um site que reúna a partir de uma única página e de forma organizada links para vários pontos de informação na cada vez maior rede que é a Internet é sempre bem vinda, por isso fica a sugestão do AllYouCanRead.com.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.