Em todo o mundo existem defensores ativos da prática de partilha de ficheiros e da defesa da sua legalidade, que organizam movimentos de protesto contra Governos e outras entidades que tentam endurecer as leis de proteção de direitos de autor. Mas um grupo de entusiastas suecos levou a crença mais longe e ciou uma igreja.
O movimento assumiu o nome de Kopimism e foi reconhecido como religião oficial pelo Governo sueco pouco antes do Natal, depois de procurar esse reconhecimento desde 2010.
Os comandos CTRL+C e CTRL+V (shortcuts para cópia e cola de palavras e ficheiros) são considerados símbolos sagrados, mas a igreja não se dedica a promover a partilha ilegal de ficheiros e sim a distribuição aberta de conhecimento.
Nos últimos dias a popularidade conseguida através da notícia do reconhecimento da religião fez com que o site ficasse inacessível, mas agora já se podem consultar as páginas da nova Igreja e perceber as suas atividades e inspiração... Desde que se fale sueco ou se use um bom tradutor.
E porque não juntar-se à causa?
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Em destaque
-
Multimédia
Ingenuity: O que aconteceu ao helicóptero da NASA que superou todas as expetativas e fez história em Marte? -
Site do dia
Consegue adivinhar um filme a partir de uma imagem? Teste os seus conhecimentos em FrameGuess -
App do dia
Fire Emblem Shadows é uma nova aventura de estratégia da Nintendo para smartphones -
How to TEK
Conversas "aborrecidas" com o ChatGPT? Veja como mudar a personalidade do chatbot da OpenAI
Comentários