
Em todo o mundo existem defensores ativos da prática de partilha de ficheiros e da defesa da sua legalidade, que organizam movimentos de protesto contra Governos e outras entidades que tentam endurecer as leis de proteção de direitos de autor. Mas um grupo de entusiastas suecos levou a crença mais longe e ciou uma igreja.
O movimento assumiu o nome de Kopimism e foi reconhecido como religião oficial pelo Governo sueco pouco antes do Natal, depois de procurar esse reconhecimento desde 2010.
Os comandos CTRL+C e CTRL+V (shortcuts para cópia e cola de palavras e ficheiros) são considerados símbolos sagrados, mas a igreja não se dedica a promover a partilha ilegal de ficheiros e sim a distribuição aberta de conhecimento.
Nos últimos dias a popularidade conseguida através da notícia do reconhecimento da religião fez com que o site ficasse inacessível, mas agora já se podem consultar as páginas da nova Igreja e perceber as suas atividades e inspiração... Desde que se fale sueco ou se use um bom tradutor.
E porque não juntar-se à causa?
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Mario Kart World tem novos modos de jogo e um mundo aberto à exploração -
App do dia
Esta app ajuda a dar os primeiros passos para quem quer tocar piano -
Site do dia
Nova plataforma online Devlogs.gg apoia criadores de jogos Indie -
How to TEK
Como eliminar as passwords guardadas no Google Chrome, Edge e Firefox?
Comentários