Quando se pensa em assistentes virtuais tais como a Siri, Cortana ou Alexa, imediatamente pensamos em navegação, serviços IoT e “coisas sérias”, mas a tecnologia pode ser utilizada para outras coisas, tais como o entretenimento. E que tal cruzar as capacidades vocais da Alexa para contar uma história? É isso que a Bandai-Namco pretende em Pac-Man Stories, uma reviravolta inesperada para o famoso glutão, que agora será protagonista de uma história exclusivamente auditiva, que pode ser desfrutada gratuitamente em dispositivos que integram a Alexa, tais como o Amazon Echo.

Não é a primeira vez que são editadas histórias interativas através de voz, tais como os livros de Fighting Fantasy, em que os utilizadores fazem escolhas que definem o decorrer dos eventos e o final da narrativa. Mas no caso do Pac-Man é uma adaptação de um videojogo, e sobretudo um ícone da cultura pop, que pode potenciar uma nova vertente do mercado lúdico focado em experiências para toda a família.

A primeira história interativa de Pac-Man Stories chama-se Pac-Man and the Ghastly Garbage, e coloca os jogadores mais novos perante diferentes decisões morais com impacto no destino do mundo. Há todo um mistério para resolver por detrás de um lixo tóxico que assola da população. Para além de Pac-Man e a sua família, os conhecidos fantasmas Inky, Blinky, Pinky e Clyde também estarão presentes na aventura. A história será lançada inicialmente em inglês, mas poderá chegar a outras línguas mais tarde.

Apesar de uma visão experimental, este projeto está a ser desenvolvido por um novo departamento da Bandai Namco - Bandai Namco Entertainment Europe Innovation Department, que tem como objetivo explorar novas ideias e conceitos, investigar novas plataformas para os seus produtos e desenvolver brinquedos, eventos ao vivo e outras formas de entretenimento. No caso da aventura audiófila de Pac-Man Stories, esta nem começou originalmente por ser um projeto baseado em voz, mas o objetivo do departamento foi torná-lo diferente e moldá-lo para o seu estado atual.

Através do Alexa, as crianças podem ouvir e compreender as palavras, melhorar a capacidade de expressão e instigar a perícia de resolver puzzles. Mas há reações menos prováveis que são esperadas através das histórias, tais como a responsabilidade de ajudar o próximo, proteger os amigos ou consciencialização para questões ambientais. E em última estância, as decisões morais que devem ser tomadas, com a devida responsabilidade e consequência.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.