http://imgs.sapo.pt/gfx/205917.gif

Para os mais indecisos com o destino de férias neste verão, nada melhor do que uma sugestão completamente nova. Já pensou dar um saltinho aos Alpes suíços? Se gosta de animais e aprecia estar em harmonia com a natureza Paul Wyler tem algo para lhe oferecer. O agricultor de 61 anos, residente em Brienz, uma aldeia suíça decidiu partilhar com todos os citadinos a possibilidade de terem a sua própria vaca, com todos os extras que daí resultam: tratar o animal, seleccionar-lhe o pasto, comer os alimentos que produz e muito mais. Tudo através de um contrato de leasing.



O arrendamento das vacas não é novo naquelas paragens. É prática comum dos proprietários de restaurantes da região durante o verão, como forma de garantirem o acesso aos saborosos queijos, enquanto os agricultores asseguram todos os cuidados ao animal. Paul Wyler só decidiu estender o negócio e a forma que encontrou para o fazer foi criando um site na Internet. O resultado é satisfatório: "Temos já dezenas de pedidos de habitantes da região de Zurique", assegura o agricultor em declarações ao jornal suíço Le Matin. Segundo ele há até quem idealize a sua vaca, como aconteceu com um dos clientes que exigia uma vaca preta e branca. Nada que algumas semanas de investigação pelos Alpes não tenham conseguido solucionar. O capricho deu até mais uma ideia a Paul Wyler que já está a trabalhar numa galeria de fotos, para incluir na sua página web permitindo aos interessados escolher o animal, antes do primeiro encontro.



O aluguer das vacas dá direito a todo o queijo produzido pela mesma, menciona o contrato, referindo-se aos direitos do arrendatário, mas obriga a pelo menos uma visita no verão, destinada a algum convívio e tratamento da vaca pelo menos durante quatro horas. Os primeiros clientes apreciaram a ideia e "alguns querem até pernoitar no albergue juntamente com os animais", refere o agricultor.



A originalidade da ideia esconde "uma preocupação didáctica", confessa Paul Wyler. Na região produzem-se cerca de três toneladas de queijo por ano, uma quantidade tão elevada que levanta alguns problemas de escoamento a que nem os restaurantes locais conseguiam dar vazão. A ideia ajuda a solucionar este problema e ainda permite conhecer a região e aprender um pouco mais sobre animais.



O preço básico do contrato de arrendamento ronda os 380 francos (cerca de 58 euros). As visitas só se podem realizar entre Junho e Setembro, altura em que as vacas estão nos campos. O leite, posteriormente transformado em queijo e seu armazenamento estão fora do pacote.

Sites de dias anteriores:

25/07/2003

Teste a sua Internet

A Proteste tem a funcionar uma página onde os internautas podem testar as suas ligações Internet, medindo a velocidade e verificando o desempenho. A publicação pretende reunir dados para um trabalho que deverá ser editado no próximo ano.

24/07/2003

Todos os livros escolares

Mais uma vez, a Porto Editora propõe aos internautas a compra de manuais escolares a partir da Internet, beneficiando de uma ajuda na verificação dos livros escolhidos pela escola e ano a frequentar e ainda oferecendo descontos.

23/07/2003

MacProblemas resolvidos

Chama-se MacFixIt e promete ser a solução de todos os problemas relacionados com sistemas Macintosh. Os artigos técnicos e fóruns de discussão podem de facto dar uma ajuda aos utilizadores que tiverem questões que não conseguem resolver sozinhos.

22/07/2003

Tempo equivale a conhecimento

Não foi só o nome que nos levou a referenciar o TEK como site do dia. Este projecto desenvolvido no MIT pretende ser uma alternativa de pesquisa para utilizadores com ligações telefónicas caras e de fraca qualidade, enviando os resultados por email.

21/07/2003

Tema chave: ficção científica

O site de hoje é mais um weblog em português. O Trilha de Möbius merece uma visita de todos os que se interessam por ficção científica, o fantático e leituras alternativas, mesmo que já estejam a ficar cansados de navegar em weblogs.

20/07/2003

Fotografia em Português

Está a funcionar em modo de arquivo, mas é ainda possível ver as centenas, se não milhares, de fotografias que foram colocadas no foto@pt. Depois de 3 anos de funcionamento ficaram imagens de paisagens e pessoas mas também fotos cruas de situações reais.

19/07/2003

Um site pela razão
Já ouviu falar do Naturalismo Metafísico? Se ficou curioso sobre o termo este site dar-lhe-á todas as pistas para entender ou aprofundar os seus conhecimentos sobre essa doutrina. Afinal o Secular Web é "uma gota de razão numa piscina de irracionalidade".

18/07/2003

Memórias digitais

Envolvido em polémica relacionada com a protecção da privacidade, o projecto LifeLog do Pentágono pretende experimentar a construção de uma base de dados de experiências a partir da observação dos eventos da vida de uma pessoa.

17/07/2003

Concurso de talentos para robots

Artbots é uma iniciativa, já com dois anos, que procura divulgar as novidades no campo da inovação em termos de robots e suas aplicações mais artísticas. Neste site poderá conhecer os candidatos da edição deste ano deste verdadeiro concurso de talentos.

16/07/2003

Um portal contra os vírus

A Panda Software acaba de lançar o VirusPortal, um site dedicado à luta contra todos os tipos de vírus informáticos. O portal oferece informações precisas sobre origem e características dos códigos maliciosos e download de ferramentas anti-vírus.

15/07/2003

O estado da Internet
Respondendo ao crescimento explosivo de ligações de banda larga em França, o site grenouille.com mantém informação noticiosa e de apoio aos utilizadores, para além de um serviço de meteorologia da Net, onde publica em tempo real o desempenho dos ISPs.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.