http://imgs.sapo.pt/gfx/109967.gif

Se cada vez que vê uma antena fica com dúvidas sobre se as radiações por ela emitidas poderão ser prejudiciais para a sua saúde, deixamos-lhe aqui um conselho, visite a página da ANACOM – Autoridade Nacional de Comunicações – sobre as estações de base do Serviço Móvel Terrestre, ou seja, antenas de telemóveis.





O objectivo desta página é esclarecer quaisquer dúvidas que o cidadão possa ter sobre aspectos tão variados como o actual enquadramento legal e os níveis de licenciamento neste sector, que passam pelo espectro o radioeléctrico – responsabilidade da Anacom – e outros do âmbito do ordenamento do território, protecção do património e ambiente – da competência das autarquias e de outras entidades.



As mais recentes medidas tomadas por Portugal e pela União Europeia são também aqui explicadas, para além de que pode sempre consultar a deliberação da Anacom sobre à adopção dos níveis de referência para campos electromagnéticos, assim como a recomendação do Conselho de Ministros da UE que lhe deu origem e do despacho conjunto n.º 8/2002 de constituição do Grupo de Trabalho Interministerial criado para o estudo desta temática a nível nacional. Se em todo o caso não encontrar o que procura, o site disponibiliza alguns links especializados para o ajudar na pesquisa.



Para além dos factores mais burocráticos vai também encontrar um capítulo sobre os efeitos da exposição a radiações electromagnéticas sobre a saúde humana onde se explica com mais pormenor porque foi criado o Grupo de Trabalho já citado.





Sites de dias anteriores:



19/02/2002

De espectador a participante

O Adbusters é uma rede de activistas, artistas e estudantes que visa combater de forma incisiva e sarcástica a comercialização da vida quotidiana, através de campanhas que denunciam "as injustiças na economia global e a desinformação empresarial".



18/02/2002

A fotografia do ano 2001
A organização World Press Photo foi criada em 1955 nos Países Baixos e é responsável por um dos mais prestigiados concursos actuais de fotojornalismo no qual se selecciona a fotografia que mais se destaca de todas as outras. Este ano não foi excepção.




17/02/2002

Caminhadas pelo mundo fora
Se for adepto dos longos passeios a pé, em dias solarengos ou nem por isso, no meio do verde, vai com certeza apreciar "as vistas" deste site holandês que, através dos seus links, sugere percursos do género para vários países do mundo.




16/02/2002

Quase toda a Internet num só dia

Hoje não deve perder a oportunidade de visitar o Pavilhão do Conhecimento, no Parque das Nações em Lisboa. A entrada é gratuita e terá a oportunidade de conviver com as várias áreas de desenvolvimento da Internet em Portugal.




15/02/2002

A história da net.art

Num caderno especial do jornal madrileno El País a propósito da edição de 2002 da feira de arte contemporânea ArCo, que decorre todos os anos em Fevereiro, pode-se acompanhar a história da net.art desde 1994 até ao final de 2001.


14/02/2002

O amor é para todos até para os PCs

Entre nesta galeria digital que quer partilhar a cultura visual com layouts diferentes, baseados em interacções como computador/amor, ferramenta/criatividade e lógica/enamoramento, especialmente para quem gosta de novas propostas de design.




13/02/2002

Proteja os seus filhos na Internet

GetNetWise é um site especialmente dedicado aos pais que não podem estar sempre presentes quando os filhos acedem à Net, mas desejam seleccionar os materiais a que eles têm acesso protegendo-os de conteúdos mais agressivos e de ataques virtuais.



12/02/2002

Um site onde tudo é estupidamente estúpido

O clima carnavalesco que se vive actualmente convida a visitar espaços online coloridos e com graça não é verdade? Então fica a sugestão para espreitar o Stupid.com, onde tudo tem um toque de, digamos, absurdo.




11/02/2002

Os novos escravos da Net

Apelidando-se de "cangalheiros da nova economia", os responsáveis pelo site NetSlaves mantêm uma comunidade de internautas ligados à tecnologia. Humor corrosivo e algum amargo de boca fazem parte dos posts que aqui se encontram.

10/02/2002

Alvo a abater: Má Ciência

O que o autor considera como má Ciência, ensinada nas escolas e universidades e presente em muitas publicações, é o tema desta página de Internet criada em 1995 para tentar desmistificar alguns dos conceitos errados perpetuados pelo sistema de ensino.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.