http://imgs.sapo.pt/gfx/543392.gif

Novos hábitos de acesso à informação = novas formas de estudar e de partilhar conhecimento. Na Internet e no telemóvel. A equação é mais do que popular entre os jovens e os educadores começam a tirar partido destas ferramentas para manter interessados estudantes cada vez mais "multitasking".

As empresas também já exploram esta oportunidade de negócio, em muitos sites, aplicações e auxiliares de estudo. A Studyblue é uma delas, prometendo tornar mais fácil a criação e partilha de "flashcards", ou apontamentos para memorizar, online e nos telemóveis, que garantem ser um recurso cada vez mais popular entre os estudantes.

O processo é simples: basta criar uma conta no site (gratuita) e começar a criar os tais cartões de apontamentos, sobre a matéria que deseja memorizar. Depois pode partilhá-los com outros utilizadores, ou quem sabe espreitar o trabalho já feito por outros alunos ou professores.

O serviço tem também aplicações móveis para Apple e Android, que aceitam ditados de voz para adicionar informação aos apontamentos. E está a ser preparada uma aplicação para iPad.

Para além das flashcards criadas pelos utilizadores, o serviço permite fazer ainda uma pesquisa alargada por materiais disponibilizados por escolas e outras fontes de informação, selecionando o grau de ensino e o país, caso a pesquisa seja feita por estudantes internacionais.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico