http://imgs.sapo.pt/gfx/94539.gif

A nova aposta da Microsoft é a infra-estrutura .NET que permite disponibilizar aplicações e serviços através da Web. A Sun segue o mesmo caminho com a sua iniciativa Sun One. Os analistas já prevêem que este sector seja o mais dinâmico da indústria das tecnologias da informação em 2002. Mas um tema muito debatido é a forma como essas empresas vão assegurar a segurança das novas ofertas.



Com vista a dar resposta a esta questão, vários especialistas em segurança informática criaram um projecto chamado Open Web Application Security Project (OWASP) para que os profissionais do sector aprendam a criar aplicações Web seguras e a testar a segurança dos seus produtos, preenchendo assim um vazio nesta área.



O OWASP é uma iniciativa comunitária onde o trabalho é fruto do contributo de voluntários. Os responsáveis prometem abarcar uma vasta gama de assuntos relacionados com a segurança dos serviços e aplicações para a Web nos próximos anos. O projecto irá centrar-se em dois grandes temas.



O primeiro é o projecto Componentes de Ataques de Segurança das Aplicações e tem como objectivo criar definições e linguagens comuns que possa servir para trabalhos futuros. Neste sentido, pretende-se elaborar uma documentação relativa aos principais componentes de ataques que são utilizados em actividades de hacking, de modo a que os programadores evitem desenvolvê-los e aprendam a testá-los.



A outra base do projecto é uma Infra-estrutura de Teste de Segurança das Aplicações Web, que vem dar resposta à dificuldade que se põe em saber se o sistema de segurança foi implementado de forma correcta, isto é, de modo a proteger a aplicação, os dados e o utilizador. O objectivo é criar um esboço de uma norma industrial que indique como testar cuidadosamente a segurança de todos os serviços e aplicações Web.



Esta iniciativa será aberta a todos e extensível, de forma a poder ser utilizada em todos os cenários de aplicações para a Web. No documento, serão descritas as ferramentas e técnicas adequadas, bem como a forma de efectuar testes, analisar resultados, solucionar problemas e relatar os resultados das investigações.



Outro objectivo do OWASP com esta infra-estrutura é produzir um serviço Web em que todos os utilizadores possam efectuar o download de conjuntos de componentes de ataques conhecidos ou experimentais e até criá-los online. As especificações serão publica e gratuitamente disponibilizadas.




Sites de dias anteriores:



06/12/2001

Uma lista à parte

Uma publicação online semanal, sem objectivos comerciais, dedica-se a analisar todas as questões relacionadas com webdesign. Uma paragem obrigatória para designers, programadores e fornecedores de conteúdos.




05/12/2001

Como ver múltiplas páginas na Net

Acessível a partir de qualquer parte do mundo em português e inglês, este novo portal de utilização gratuita permite-lhe o acesso simultâneo a 19 páginas Web e inclui dois directórios, um internacional e um nacional.




04/12/2001

Segway: o transporte ideal para a cidade, parques tecnológicos e grandes empresas

O mistério que rodeou a invenção da "Ginger", e que intrigou o mundo da tecnologia há quase um ano, foi resolvido. Acaba de ser lançado o Segway Human Transporter, uma espécie de scooter motorizada de duas rodas dianteiras que "dá" 23Km/hora.




03/12/2001

O computador pessoal do futuro

Uma caixa selada, monitores ergonómicos e ratos e teclados sem fios são alguns dos componentes que poderão vir a compor o retrato do computador pessoal do futuro. Da responsabilidade da Intel e da HP, este site serve apenas para olhar.




02/12/2001

Jogue com a Matemática ou com as palavras no SuperKids

SuperKids é uma página Web para jovens, educadores e professores que disponibiliza uma selecção de software educacional, ferramentas divertidas para a aprendizagem e entretenimento online e offline.




01/12/2001

Erros cinematográficos
Personagens supostamente congelados que piscam os olhos, sombras e microfones que não deveriam aparecer, automóveis recentes em filmes que retratam a Idade das Trevas são exemplos das falhas cinematográficas que poderá encontrar no Movie-mistakes.




30/11/2001

A guru do Web design
Lynda.com é um site de Lynda Weinman, autora de várias obras sobre Web design>, que disponibiliza conteúdos educacionais tanto para iniciados como para profissionais desta área, tal como vídeos, livros, dicas, CD-ROMs e formação prática.




29/11/2001

Contra a violência doméstica

Na semana em que se assinalou o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, nada mais indicado do sugerir uma visita a um site dedicado ao tema. O Fórum Contraviolência pode ser um bom exemplo português.




28/11/2001

Procuram-se voluntários para Marte

Simulações sobre as explorações humanas em Marte estão a ser realizadas até Agosto de 2002 em duas localizações diferentes e a Sociedade de Marte precisa de voluntários. Está garantida a Glória eterna, trabalho duro e salário zero.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.