[caption]Blink[/caption]

Apresentámos-lhe o Duolingo quando foi lançado, dando a conhecer os objetivos que levaram à sua criação, mas hoje falamos-lhe do método de aprendizagem.
A partir deste site ensina-se (neste momento) inglês, espanhol, francês, italiano, alemão e português, a nativos de diferentes línguas, de uma forma “gamified”, ou seja, com alguns recursos emprestados dos videojogos.

Os cursos dividem-se em níveis, que podem ser desbloqueados – dependendo dos conhecimentos adquiridos – e, ao longo dos níveis, há “vidas” para gerir, que se perdem quando se erra. Do método de ensino fazem ainda parte imagens, voz e exercícios de áudio.

Como todo o site pós-fenómeno redes sociais, o Duolingo permite a ligação ao Facebook para competir com os amigos. Tem também uma versão móvel, para iPhone.

O projeto nasceu na Universidade de Carnegie Mellon, tendo começado oficialmente a funcionar em Junho de 2012. Como objetivo inicial está um modelo de crowdsourcing para dinamizar a aprendizagem e ao mesmo tempo construir uma base de "traduções" para outras línguas.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico