Quando foi lançado em 2012, o website Duolingo, concebido pela Universidade de Carnegie Mellon, tinha como objetivo ajudar os utilizadores a dinamizar a aprendizagem de idiomas através de um modelo de crowdsourcing. A ferramenta foi construindo uma base de dados de traduções para diferentes línguas, entre o português, francês, espanhol e alemão.

Atualmente o website está mais completo, e mais apelativo, com uma imagem didática e colorida, e desafia os utilizadores a aprenderem outras línguas, mas como uma espécie de jogo. As frases e palavras são agrupadas por níveis e temas, e através de um registo de perfil, para manter o progresso da atividade, os utilizadores são confrontados com desafios linguísticos. Estes passam pela tradução direta de uma frase na sua língua para outra, ou vice-versa, é oferecida uma estrangeira que terá de escrever na sua.

E os desafios passam por ditados, como traduções simples escritas. Depois de uma introdução, que avalia o grau de conhecimento na língua que escolheu aprender, serão propostos temas, com um sistema de gamification muito interessante, através de barras de progresso que incentivam a continuar. Pode optar por atividades simples, que demoram cinco ou dez minutos, ou por mais tempo mediante a disponibilidade.

tek duolingo

Entre os temas disponíveis encontram-se saudações, viagens, famílias, cafeteria, estudos, profissões, encontros ou loja, para referir alguns. E à medida que avança nos desafios, mais complexos e difíceis estes se vão tornando.

Além do jogo, o Duolingo já oferece ferramentas para eventos e encontros entre a comunidade de linguísticos, ajudando a organizar e a procurar meetings perto do local onde se encontra. O website tem ainda um sistema de moeda virtual utilizado no Duolingo chamado lingots, amealhados quando supera os desafios, que podem ser utilizados para adquirir itens na sua loja, tais como a possibilidade de aumentar o número de moedas de bónus arrecadados no jogo, e outros.