O carsharing já é uma realidade em muitos países, entre os quais Portugal. Mas a que se deve o crescimento deste serviço a nível global e quais as perspetivas para o futuro? O site The Future of Carsharing ajuda a analisar a questão através de uma plataforma interativa e que o faz recuar no tempo através de uma viagem de carro.

Geralmente, este meio de transporte estava associado a um estilo de vida independente onde a liberdade estava garantida. No entanto, a verdade é que, para além disso, é cada vez mais considerado como um bem que se traduz em grandes despesas e até mesmo a um "fardo". O carsharing é uma alternativa de mobilidade social relativamente recente e é esta mesma "nova era" que o site explora.

A primeira paragem explica os tipos de carsharing: o peer to peer, o negócio para o consumidor e o serviço sem fins lucrativos. Quanto aos impactos positivos para o planeta Terra, a garantia da plataforma, com base em dados da consultora Frost & Sullivan, é que em 2009 o carsharing evitou 482.170 toneladas de emissões de dióxido de carbono, metade do peso da famosa ponte Golden Gate na Califórnia, Estados Unidos.

The Future of Carsharing

Ao longo da "viagem" por quatro rodas é também possível ter acesso a outras informações, que demonstram a crescente importância deste serviço. De acordo com dados da Fast Company compilados neste site, também em 2009, e pela primeira vez, o número de americanos que venderam o seu carro foi superior aos que compraram.

Mas porque razão está este mercado a crescer? A poupança surge como fator principal, sendo a conveniência e a garantia de estacionamento os restantes, numa altura em que a média de utilização de um carro é apenas de uma hora por dia e a de despesas mensais ultrapassa os 715 dólares.

No decorrer do percurso a plataforma online dá ainda a conhecer os principais serviços de carsharing em alguns países. Apesar de Portugal não estar incluído, a verdade é que as informações disponíveis no site ajudam a compreender a importância crescente desta alternativa a nível global e também no país.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.