http://imgs.sapo.pt/gfx/158091.gif

Milhares de imagens de obras de arte anteriormente inacessíveis ao público, guardadas em museus e colecções universitárias do estado norte-americano da Califórnia, estão a partir de agora disponíveis no maior espaço público do mundo, a Internet, graças ao The Museums and the Online Archive of California Project.

Este projecto irá permitir que um património artístico valioso possa ser consultado por qualquer pessoa, a qualquer hora e em qualquer local do mundo, algo que é muito raro nas versões online das colecções de museus, dado que o acesso é frequentemente limitado e requer o pagamento de assinaturas.


Através do site desta iniciativa, os cibernautas vão poder pesquisar 150 mil imagens de pinturas, artefactos, manuscriptos, fotografias e plantas arquitectónicas localizadas em 11 museus públicos e privados. O projecto integra ainda cartas, manuscriptos, fotografias, mapas, gravações sonoras e electrónicas de cerca de 60 bibiliotecas californianas que digitalizaram os seus artigos no Arquivo Online da Califórnia.


O site oferece imagens de elevada resolução, contendo uma breve descrição da colecção, do artista e do objecto.

Sites de dias anteriores:

29/10/2002
Formação em Flash
Lançado recentemente, o Flash Web Training é um novo site de concepção portuguesa que pretende oferecer aos utilizadores os recursos de formação em tecnologia Flash, apostando em cursos online e na criação de uma comunidade.

28/10/2002

O surrealismo de Buñuel

Numa exposição comemorativa dos 100 anos sobre o nascimento de Buñuel, o Instituto de Cervantes presta homenagem virtual a um cineasta "da casa", um adepto do surrealismo averso à simbologia, que defendia que só utilizava a montagem quem não sabia filmar.




27/10/2002
Seja o Presidente da Câmara da sua cidade
Da micro à macro-gestão de uma pequena cidade de província, de um subúrbio ou de uma grande metrópolis, escolha a opção que mais lhe convém e converta-se pelo menos durante umas horas no Presidente da Câmara com o Sim City 4, a sair no início de 2003.

26/10/2002
Sons que constroem a memória

O The Sonic Memorial Project recolheu os sons que jornalistas e artistas haviam gravado no World Trade Center antes de 11 de Setembro. No website os visitantes são convidados a explorar, experimentar e ouvir.

25/10/2002
Jornalismo em imagem
Com uma forte componente imagética, cada uma das "histórias" contadas nesta revista online inclui o perfil do fotojornalista ou jornalista que as escreveu, assim como um artigo ou entrevista que explica a forma como se chegou ao resultado final.

24/10/2002
Explorando o futuro dos sistemas operativos
Só no site OSnews é possível aceder a imagens do Longhorn, o sistema operativo sucessor do Windows XP que só será lançado dentro de ano e meio (pelo menos). Ao mesmo tempo, pode-se ainda ler críticas sobre as novas versões das diferentes versões do Linux.

23/10/2002
Teste de acessibilidade
De forma gratuita, qualquer webmaster pode utilizar este site para fazer um teste de usabilidade de um portal ou página desenvolvida. O TAW apresenta ainda uma série de elementos úteis para a compreensão e estudo deste tema.

22/10/2002
"Fim da linha" para Non!
A publicação electrónica de opinião, artes e ideias Non! vai deixar de ser actualizada "por motivos que se prendem com a vida de todos os dias", explicam os seus responsáveis. Dentro em breve surgirá no seu lugar um outro projecto de igual irreverência.

21/10/2002
Notícias sobre software open-source e assuntos relacionados
Os entusiastas do Linux e das variantes do sistema operativo podem encontrar no site NewsForge as novidades sobre o mundo do software open source, assim como análises de produtos, artigos e comentários e até temas relacionados com o emprego.

20/10/2002
Arte Tibetana
Longe da pátria, os refugiados do Tibete criaram projectos e fundações que pretendem manter muita da informação e obras relativas à sua riquíssima cultura. O Himalayan Art Project expõe na Internet algumas dessa obras.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.