Cada fotografia que capta com a sua câmara fotográfica – seja ela uma compacta, uma reflex profissional ou até um smartphone – guarda aquilo a que chamamos de metadados e que inclui, por exemplo, o modelo e marca da câmara, as definições técnicas da imagem, a data e a hora, entre outros elementos.

Apesar de ser possível remover estas informações em cada imagem, a maior parte dos utilizadores e fotógrafos faz o upload dos seus ficheiros para plataformas online de partilha de imagens sem ter essa preocupação. E isto acaba por ser positivo, de certa forma, visto que, assim, outros amantes de fotografia podem perceber melhor com que definições foi captada cada foto.

Sob o ponto de vista estatístico, este é o cenário perfeito, talvez, e motivou a criação do ExploreCams, um site que analisa a informação técnica presente em cada fotografia partilhada em plataformas tão mediáticas quanto o 500px, por exemplo, e organiza informação estatística em quantidade, de forma bem apresentada e à disposição de todos.

Já são mais de seis milhões de fotografias indexadas, o que faz com que surjam neste endereço dados tão diversificiados quanto o ranking de utilização das câmaras e objetivas, por marcas. Mas encontra aqui também informação quanto às definições avançadas mais usadas pelos fotógrafos em causa, entre outros dados.

Podemos ver, por exemplo, que a Canon está no topo do referido top, seguido de Nikon e Sony. Surpreendentemente, a Apple vem logo a seguir, devido às elevadas taxas de utilização dos equipamentos iOS para captar fotografias.

Há ainda um blog com vários artigos pertinentes, um vídeo que apresenta o modo de funcionamento do ExploreCams e uma espécie de base de dados com todas as câmaras detetadas nos metadados das inúmeras fotografias indexadas. Se é um curioso da fotografia, este site é uma paragem obrigatória.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.