[caption]NOME[/caption]

Depois de criar uma Eurotarifa que obrigou os operadores europeus a alinharem o preço das comunicações móveis feitas em roaming na região, a Comissão Europeia considerou que estava feito o caminho necessário para acabar com as diferenças de preços e extinguir as tarifas de roaming no final deste ano.


Os operadores não gostaram da proposta e pediram o adiamento do fim das tarifas de roaming até 2018. O dossier está agora não mãos do Parlamento e do Conselho Europeu, que têm de tomar uma decisão em breve.



A proximidade de uma decisão sobre o tema levou a DECO, a OCU - Organização de Consumidores e Usuários de Espanha, o Eixo Atlântico e a Rede Ibérica de Entidades Transfronteiriças - RIET, com o apoio da Organização Europeia de Consumidores - BEUC, a juntarem esforços para criar uma petição online onde querem reunir as assinaturas de todos os europeus contra o adiamento da decisão.



A petição chama-se Zero Roaming e pede o fim destas tarifas já no final de 2015, como proposto pela Comissão Europeia, considerando que a sua manutenção é um "sobrecusto injustificado" e vai contra os princípios do mercado único europeu.



Quem quiser assinar a petição já pode fazê-lo, a partir daqui.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.