
Depois de criar uma Eurotarifa que obrigou os operadores europeus a alinharem o preço das comunicações móveis feitas em roaming na região, a Comissão Europeia considerou que estava feito o caminho necessário para acabar com as diferenças de preços e extinguir as tarifas de roaming no final deste ano.
Os operadores não gostaram da proposta e pediram o adiamento do fim das tarifas de roaming até 2018. O dossier está agora não mãos do Parlamento e do Conselho Europeu, que têm de tomar uma decisão em breve.
A proximidade de uma decisão sobre o tema levou a DECO, a OCU - Organização de Consumidores e Usuários de Espanha, o Eixo Atlântico e a Rede Ibérica de Entidades Transfronteiriças - RIET, com o apoio da Organização Europeia de Consumidores - BEUC, a juntarem esforços para criar uma petição online onde querem reunir as assinaturas de todos os europeus contra o adiamento da decisão.
A petição chama-se Zero Roaming e pede o fim destas tarifas já no final de 2015, como proposto pela Comissão Europeia, considerando que a sua manutenção é um "sobrecusto injustificado" e vai contra os princípios do mercado único europeu.
Quem quiser assinar a petição já pode fazê-lo, a partir daqui.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Os Sims: 25 anos a “simular a vida” em histórias curiosas sobre o amor e as birras -
App do dia
Mais de 10 mil espécies de pássaros identificados com a app Merlin e desafios todos os dias -
Site do dia
E que tal uma conversa com Cristiano Ronaldo, Elon Musk ou Gordon Ramsey? Há uma IA para isso -
How to TEK
Como usar o ChatGPT para transcrever notas escritas à mão
Comentários