O Blockly Games pretende encorajar os mais novos a programar enquanto jogam, e a ideia é que o possam fazer de forma autónoma, embora a ajuda dos mais crescidos seja sempre útil.
O projeto começou a ser desenvolvido em 2013 e é open source, sendo possível a quem estiver interessado adicionar contributos através do GitHub, ou fazer a integração noutras iniciativas viradas ao desenvolvimento de capacidades de programação para os mais novos, e já há também módulos para o Scratch.
No site há vários jogos diferentes, cada um explorando um tipo de atividade e o modelo exige pouca ou nenhuma introdução de textos, permitindo aprender a programar de uma forma intuitiva e focada na lógica e nos conceitos usados na programação.
Em destaque
-
Multimédia
Windows: Da “janela” para o computador ao “ecrã para a IA” em quatro décadas de transformação -
App do dia
Com o Lego Builder, as instruções em papel transformam-se numa experiência 3D e colaborativa -
Site do dia
Concurso de fotografia da Nikon revela a beleza oculta do mundo microscópico. Veja as melhores imagens -
How to TEK
Os vídeos automáticos são irritantes? Saiba como desligar o player nos browsers
Comentários