http://imgs.sapo.pt/gfx/205915.gif


O Instituto americano Pointer decidiu criar um Catálogo da Convergência online. A ideia desta escola de jornalismo é juntar experiências de jornalistas que no exercício da sua actividade profissional tenham de trabalhar com vários tipos de órgãos de comunicação como a rádio, televisão, Internet ou jornais.



Só pode entrar neste catálogo quem trabalhe com, pelo menos três suportes diferentes. Howard Finberg, professor no instituto, foi jornalista durante cerca de trinta anos, passando por alguns dos mais conceituados órgãos de comunicação americanos e é agora um dos promotores da ideia. Segundo ele "através da convergência é possível fazer melhor jornalismo", explica num dos textos disponibilizados na página do Convergence Catalog.



Para além de permitir o registo a novos interessados, com algumas especificações sobre o que partilha ou não dentro das empresas, este site disponibiliza vários textos sobre o assunto e testemunhos de jornalistas que no seu dia a dia vivem experiências de convergência. A análise de notícias polémicas é, como não poderia deixar de ser, tema de debate destes companheiros de profissão que podem aprofundar a discussão num leque variado de debates e seminários promovidos pelo Instituto.



Para já, a lista de nomes no catálogo não é muito extensa, mas os promotores do projecto esperam vê-la ultrapassar as fronteiras dos Estados Unidos para partilhar experiências com jornalistas de outros continentes. Do jornal regional a uma cadeia de televisão, todas as experiências são válidas, desde que tenham algo a dizer sobre convergência. Para os mais entusiastas é também possível criar uma página pessoal através do Pointer.