No Dia Mundial das Bibliotecas nada como sugerir uma visita “à” biblioteca de referência em Portugal: a Biblioteca Nacional, neste caso na sua forma digital.
A partir da BND pode aceder a conteúdos digitalizados de manuscritos e impressos, sejam livros, publicações periódicas, iconografia, cartografia ou música. Na homepage são destacados alguns temas, assim como as novidades mais recentes. São também apresentadas as últimas publicações no blog da BNP.
O acesso aos conteúdos pode fazer-se através de pesquisa no Catálogo Online da BNP ou por navegação nas diferentes coleções, por tipo de documento ou por temas, e nos índices de título, autor ou data de publicação.
Na consulta às obras digitalizadas, a BND oferece uma série de funcionalidades como selecionar entre vários formatos, fazer download, enviar por email, navegar no sumário ou fazer pesquisa por palavra num documento com reconhecimento ótico de caracteres, etc.
Refira-se que os conteúdos disponibilizados na BND são, maioritariamente, obras do domínio público, isto é, sobre as quais já não recaem direitos de autor e que, por isso, podem ser livremente utilizadas para quaisquer fins, sem necessidade de autorizações. Adicionalmente, podem existir conteúdos ainda protegidos por direito de autor, estando estes casos devidamente assinalados como tal e disponíveis apenas na rede interna da BNP.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários