[caption]CE[/caption]

A
estrutura da comissão
liderada por Jean-Claude Juncker está publicada online e permite perceber a forma como o novo presidente organiza as temáticas estratégicas.


Andrus Ansip, antigo-primeiro ministro da Estónia, vai ser vice-presidente para o Mercado Único Digital, com responsabilidades também na reforma da regulação das comunicações e na modernização das regras de copyright, proteção de dados e regras de gestão do espectro radio-eléctrico.



O alemão Günther Oettinger, que detinha a pasta da Energia na actual CE liderada por Durão Barroso, foi eleito comissário para a Sociedade e Economia Digitais. Alinhados com os do mercado único digital, os objectivos de Oettinger incluem a defesa de uma Internet aberta, a cibersegurança e o apoio às indústrias criativas, entre outros.



Há ainda outros nomes com responsabilidades em áreas relacionadas com a Economia Digital, entre os quais o checo Vera Jourová, novo comissário para a Justiça, Consumidores e Igualdade de Género que, entre as tarefas assumidas, tem a reforma da protecção de dados europeia.



O português Carlos Moedas, que foi escolhido como comissário para a Investigação, Ciência e Inovação tem também em mãos uma área que será relevante para as TIC e a economia digital, sobretudo no desenvolvimento de novas tecnologias e processos.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.