Marketing Hacker é o nome de um blog mas também de um conceito que exprime o resultado da intersecção entre a energia e o poder dos mercados com a paixão, a criatividade e o "amadorismo" profissional dos hackers. O seu criador é Hernani Dimantas, um autêntico guru da revolução digital brasileira, autor, fundador e dinamizador de numerosos projectos, para além de consultor em comunicação e especialista em marketing.

Dimantas está completamente por dentro da cibercultura emergente. Neste
blog, aproveita as experiências do movimento do software livre, das redes Peer-to-Peer e dos blogs, que partilham um espírito "Do It Yourself" - Faça Você Mesmo - para pôr em causa os fundamentos do marketing e do mundo dos negócios. Para Dimantas, não se trata de vestir os mercados de novas peles ou de mascará-los com pó de arroz, de assimilar a imagem cool e divertida dos hackers para intuitos comerciais, como é frequente algumas multinacionais fazerem, obtendo na maior parte das vezes um fracasso.

Na opinião deste "marketeiro" inspirado em pensadores como Pierre Lévy e Manuel Castells, a ética, a paixão, o amor à camisola, a criatividade, a reputação, o sentido de responsabilidade e o trabalho colaborativo em forma de inteligência colectiva que predomina nos projectos open-source podem e devem sobrepor-se à procura do lucro, à manipulação das mentes e aos esquemas maliciosos do marketing.

Isso implica uma transformação por dentro do mundo dos negócios de forma a adaptá-lo à era da comunicação em rede, da exigência na transparência da informação por parte dos consumidores cibernautas. A estrutura burocrática deve ser abandonada em lugar de uma organização mais flexível e participada. "As nossas ideias, pensamentos, actos, profissionalismo e amadorismo devem ser coerentes com a verdade que publicamente transmitimos", explica.

Daí advém uma necessidade de abrir espaços de diálogo e de discussão
permanente, de forma a expor as divergências, porque na Web é impossível ocultar, esconder, mentir durante muito tempo. Recentemente, Hernani Dimantas lançou um livro também intitulado Marketing Hacker, que contém grande parte das ideias e reflexões geradas a partir do seu blog.

Sites de dias anteriores:

14/03/2003

A base de dados dos Hotspots

Começou por ser uma tentativa de mapear os pontos de acesso wireless na cidade de Sydney, Austrália, mas rapidamente o NodeDB se tornou num serviço de localização de Hotspots em todo o mundo, contando com a ajuda dos seus utilizadores.

13/03/2003

Design online com qualidade "made in Portugal"

Para quem pensa que Portugal é um país atrasado no que toca às artes, a
revista digital Neozine é um projecto de dois designers portugueses que apresenta uma qualidade gráfica e um nível de conteúdos semelhante aos melhores sites mundiais.

12/03/2003

Aventuras na Web

Ajudar os alunos a utilizar a pesquisa em milhares de recursos disponíveis na Internet como forma de obter informação é um dos principais objectivos do site WebQuest, criado por Bernard Dogdge a partir da teoria com o mesmo nome.

11/03/2003

O mundo do software visto por Joel

Para quem é programador de software, o weblog/fórum de discussão de Joel Spolsky oferece um guia indispensável àquela actividade, já considerada por alguns como arte, que é o desenvolvimento de aplicações informáticas.

10/03/2003

Mobilidade no processo artístico

A Cultura como um vector de mudança é uma das ideias presentes no site art4eu, que encoraja a mobilidade dos jovens e a mistura de expressões. Com a ajuda de vários parceiros institucionais divulgam-se aqui programas de apoio a estes conceitos.

09/03/2003

Música electrónica para fins de tarde
Música para relaxar a mente e o corpo depois de um interminável dia de trabalho ou para acompanhar a labuta diária, o Downtempo é a banda sonora dos dias de hoje, criada através de um processo que mistura o corte e colagem electrónico com a música acústica.

08/03/2003

Por uma nova escola

O site "Por uma nova escola" foi relançado esta semana pela FENPROF e a CONFAP, duas associações de professores. Se no passado o site existia para divulgar o manifesto com o mesmo nome, agora os objectivos são mais latos.

07/03/2003

Se quer ser um verdadeiro geek, mude para o Linux

Depois da Apple ter lançado a sua campanha "Switch", destinada aos
utilizadores de PCs com Windows instalado de forma a mudarem para um Mac, só faltava uma outra campanha que exortasse as "massas" Wintel a mudarem para o Linux...

06/03/2003

Oportunidades de aprendizagem na Europa

Divulgar informação sobre o sistema educativo e oportunidades de formação no espaço da União Europeia é o objectivo do novo portal PLOTEUS. Com informação nas onze línguas oficiais da UE, o portal foi lançado na sequência da Cimeira de Lisboa.

05/03/2003
Linux para PCs desktop

PCLinuxOnline é um dos sites mais adequados para os iniciados no mundo do Linux e do software livre em geral. Para além de divulgar notícias, comentários e acontecimentos "frescos", disponibiliza ainda vários ficheiros em formato .rpm.

04/03/2003

Informação geográfica na Web

No site do Sistema Nacional de Informação Geográfica está acessível informação geográfica em formato digital. Os dados foram reunidos por diversas instituições nacionais e podem dar-lhe uma outra visão sobre Portugal.