Organizada pelo Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, a conferência Deep 24 – Beyond the Edge of the Universe (“Além dos limites do Universo”) tem uma agenda intensa. O encontro segue a linha de duas conferências que decorreram em 2005 e 2006 e promove o encontro de especialistas mundiais no estudo da época do Universo em que as primeiras estrelas e galáxias iluminaram pela primeira vez o Cosmos desde o Big Bang.

Segundo a informação partilhada pela organização, "irá apresentar resultados e perspetivas que há 18 anos eram apenas um sonho: a visão do que era o Universo com menos de 3% da idade atual, quando gás, estrelas, os primeiros buracos negros e a matéria escura estavam a começar a construir o Universo que vemos hoje". 

A conferência vai decorrer no Centro Cultural Olga Cadaval, com mais de 140 oradores nacionais e internacionais que abordam temas como a aplicação de algoritmos de inteligência artificial para processar e interpretar a avalanche de dados dos mais recentes telescópios e instrumentos, como o James Webb, o Euclid ou os precursores do radio-observatório Square Kilometre Array.

No dia 26 de outubro vai ser inaugurado, no Centro Cultural Olga Cadaval em Sintra, uma exposição com imagens em grande formato obtidas com o telescópio espacial James Webb. A inauguração está marcada para as 20 horas, seguindo-se uma sessão gratuita aberta e aberta ao público que é um espetáculo de ciência em contrarrelógio, em português, em que 10 cientistas irão oferecer uma visita guiada ao Universo em 50 minutos. 

Pode saber mais informação sobre a conferência no site Deep 24 – Beyond the Edge of the Universe.

Deep conferência iastro
Deep conferência iastro