Com efeitos totais que ainda não é possível vislumbrar, o advento da Inteligência Artificial trará a toda a sociedade grandes benefícios, assim como riscos e oportunidades. O sector da Educação está entre aqueles em que se anteveem maiores alterações, algumas delas disruptivas face ao presente.
Preveem-se impactos múltiplos, quer sejam ao nível da maior disponibilidade tecnológica na relação entre docentes e discentes, no caminho da otimização da eficácia do ensino, quer seja na melhoria do acesso à Educação a mais pessoas a nível global, tornando a Educação mais acessível e democrática.
O impacto também passará pela alteração dos modelos de avaliação ou mesmo na educação à medida de cada pessoa. No limite, poder-se-ia chegar à substituição dos professores pela IA ou, em alternativa, em delegar à IA as tarefas básicas de informar e transmitir o conhecimento, deixando aos professores o papel de educar, sempre mais pessoal e personalizado.
Estas são algumas das questões que serão levantadas e discutidas durante a conferência-debate “Como repensar a Educação com a Inteligência Artificial?”, que terá como principal objetivo “ajudar a delinear qual a Educação que queremos, num futuro que passa necessariamente pela IA”, refere a APDSI em comunicado.
O evento decorre no próximo dia 22 de novembro, às 14h00 horas, no Pavilhão do Conhecimento - Centro de Ciência Viva. A inscrição é gratuita, mas obrigatória.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Missão Ariel da ESA quer explorar 1.000 exoplanetas e Portugal ajuda com engenharia e ciência -
App do dia
Wayther: uma nova app de previsões meteorológicas detalhadas para otimizar viagens -
Site do dia
Tetr.io é uma versão competitiva de Tetris e os adversários não dão tréguas -
How to TEK
Farto de reagir no WhatsApp com emojis? Crie os seus próprios stickers
Comentários