Os dias 22 a 24 de outubro vão ser dedicados à edição de 2019 da conferência internacional Mission 10.000 do projeto nanoGateway. Este ano o evento vai ser centrado na tecnologia e ciência quântica, tendo como palco o Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL) em Braga.

O evento aborda as diferentes áreas da tecnologia quântica: desde computação aplicada a engenharia de software, reunindo investigadores e especialistas mundiais que apresentarão os resultados dos seus mais recentes estudos.

Segundo o INL o mundo está agora a vivenciar o surgimento de um novo paradigma após quatro décadas de hegemonia das tecnologias da informação. Depois do nascimento da física quântica há 100 anos a exploração dos seus materiais, tecnologias e informação tornou-se uma área de pesquisa mundialmente ativa.

O nanoGateway tem em vista a transformação da cooperação entre Portugal e Espanha num ator estratégico no mundo da nanotecnologia a nível internacional. A iniciativa quer implementar uma estratégia e um plano de ação de exploração do potencial da tecnologia e fomentar a sua introdução no tecido empresarial.  Liderado pelo INL o projeto conta com o cofinanciamento do Programa de Cooperação Interreg V-A Espanha-Portugal (POCTEP).

A conferência internacional está direcionada especialmente para cientistas e investigadores, assim como empresas, investidores e autoridades públicas. Contudo, as portas da Mission 10.000: Quantum Science & Tecnologies estão também abertas ao público em geral. Os interessados podem consultar o programa e ficar a saber mais sobre o que a nanotecnologia pode fazer pela sociedade na página do evento.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.