Pelo terceiro ano consecutivo, a Priberam aliou-se à Agência Lusa para ilustrar as 24 palavras mais pesquisadas pelos mais de 38 milhões de utilizadores do seu dicionário online. O Ano em Palavras integra conteúdos criados pela agência noticiosa que dão contexto a cada uma das palavras, bem como fotografias ilustrativas de cada termo, captadas pelos fotógrafos da Lusa.

À semelhança do que aconteceu nos dois últimos anos, para este projeto, a Priberam recolheu as palavras que, devido ao elevado número de pesquisas diárias, ganharam destaque na "nuvem" do dicionário ao longo do ano e, a partir destas, os editores da Lusa escolheram as duas que consideraram mais relevantes em cada mês, em termos da atualidade nacional e internacional.

Clique na galeria para ficar a conhecer as palavras e imagens que marcaram o ano de 2019

De acordo com a Priberam, o termo “pirralha” apresentou-se como o mais pesquisado neste ano, surgindo já em dezembro quando Jair Bolsonaro, o presidente do Brasil, o utilizou para descrever Greta Thunberg após a ativista sueca ter alertado para as lutas dos povos indígenas.

Em 2019, a curiosidade dos utilizadores do Dicionário Priberam recaiu também sob palavras relacionadas com eventos políticos, como “conluio”, “abstenção” ou “peculato”. Em destaque estiveram também pesquisas por termos tão variados como “momo”, em referência aos vídeos difundidos por WhatsApp; “chibaria”, da letra da música apresentada por Conan Osiris no Festival Eurovisão da Canção; e até “inócuo”, no que toca ao debate sobre a legalização do consumo recreativo de canábis.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.