Apesar de muitos equipamentos de GPS oferecerem informações de coordenadas, nem sempre são úteis a encontrar com exatidão os locais que deseja apontar. As coordenadas são a forma mais exata de encontrar um local, desde que aponte corretamente os respetivos valores e  pontos cardeais.

O Earth Explorer dá uma ajuda na navegação pelo mapa, permitindo apontar a coordenada de uma rua ou mesmo porta de um prédio, que pode enviar. Ou inverter o processo, receber determinado endereço e registar, que o mapa trata de lhe mostrar o local correspondente.

Um aspeto interessante é que pode consultar o mapa usando como fonte a base de dados mundial de imagens, para navegar observando o mundo real. Ou utilizar diferentes filtros, como OpenStreet Map, em que a topologia é transformada numa blueprint retilínea, assinalando os pontos de interesse com símbolos, para imprimir como se fosse uma planta simplificada de um local.

O projeto é da USGS (U.S. Geological Survey), uma agência científica do Departamento do Interior dos Estados Unidos, que foi criada em 1879, com o principal propósito de mapear terras públicas, registar as estruturas geológicas e avaliar recursos minerais. Futuramente passa por investigar a água subterrânea, a saúde do ambiente, desastres naturais, e claro, as mudanças climáticas.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.