http://imgs.sapo.pt/gfx/531189.gif

O recente abandono de Steve Jobs do cargo de CEO da Apple é um excelente exemplo de como o excesso de informação pode contribuir para a falta de informação. O número de artigos, textos de opinião, fotos e vídeos publicados é gigantesco e faz com que os conteúdos mais interessantes se percam no oceano de páginas sobre o líder da Apple.

Como voltar a encontrar aquele site ou aquele artigo que tinha realmente informação valiosa sobre o tema e guardá-la de forma a estar disponível daqui a um ano, ou dez anos, quando precisar dela?

Existem várias ferramentas online para esta gestão da informação, e para quem tem uma costela de curador, algumas das quais já referimos no TeK. Mas hoje destacamos o Bundlr, um serviço criado por portugueses a partir de Coimbra que já ganhou destaque nas referências internacionais a estas ferramentas.

Textos, imagens e vídeos ou simples links podem ser agregados de forma fácil em "pastas" no Bundlr, arrumadas de forma a fazer sentido e mantendo um histórico de temas que dificilmente conseguiria recuperar através de pesquisas no Google. Depois pode partilhar o resultado com quem quiser.

As formas de rentabilizar este serviço são muitas, e no blog do site pode encontrar diversas sugestões para acompanhamento de eventos, cobertura de notícias da atualidade ou até como bloco de notas de jornalistas e ferramenta de partilha de informação entre grupos de trabalho.

O serviço é gratuito e pode ser integrado com a conta do Twitter ou do Facebook.

E antes de começar a fazer os seus recortes, pode espreitar alguns dos que já estão disponíveis. Alguns dos melhores estão em destaque na homepage do site.





Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico