http://imgs.sapo.pt/gfx/140453.gif

De há um mês para cá a rádio na Internet ficou mais pobre, à medida que dezenas de pequenas estações foram obrigadas a encerrar. A causa está numa decisão pelo Copyright Arbitration Royalty Panel (CARP), um órgão da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos que estabeleceu taxas de licenciamento de 0,7 cêntimos de dólar por cada música difundida pela Internet e por cada ouvinte.



Fazendo as contas no total, a quantia está muito para além dos orçamentos de grande parte das rádios online que frequentemente servem como veículo de expressão para artistas novos ou pouco comerciais, fazendo com que estes obtenham a pouco e pouco uma audiência própria.



Mas um novo software lançado em Abril deste ano poderá vir a alterar radicalmente este estado. Denominado Peercast, permite que qualquer pessoa crie de uma forma fácil, barata e anónima uma estação de rádio na Internet. O programa emprega o mesmo protocolo da rede descentralizada Gnutella, mas ao contrário de outras aplicações baseadas neste sistema, os utilizadores efectuam downloads de emissões radiofónicas e não de ficheiros. Estes streams são então trocados em tempo real com outros utilizadores.



Para quem pretende ouvir uma estação transmitindo através do Peercast, basta instalar o software e utilizar um leitor normal de músicas para ouvir a emissão. Para passar de ouvinte a transmissor, apenas é necessário o Peercast, um leitor de MP3s e um plug-in disponível gratuitamente, como o Oddcast ou o Shoucast, para esse software de forma a converter o que o utilizador está a passar no seu computador numa emissão digital de áudio. Ao ligar-se à rede Gnutella, o Peercast faz com que esta emissão passe a estar online, passível de ser ouvida por milhões de pessoas em todo o mundo.

Sites de dias anteriores:

04/08/2002
Como sobreviver em situações extremas
Saiba como reagiria em situações extremas de sobrevivência, avaliando os seus instintos a partir de um inquérito disponibilizado na homepage do Extreme Survival, site onde poderá igualmente conhecer "estórias" fantásticas de reais sobreviventes.

03/08/2002
Web design topo de gama

A falta de criatividade é um dos principais receios dos Web designers. Em Kaliber 1000, pode obter-se um panorama sobre as mais recentes tendências do sector e tirar ideias das inúmeras fontes, ícones e imagens de desktop aí disponíveis.

02/08/2002
Um convite à colaboração artística online

O Iconobloc.com convida todos os internautas a participarem na construção online da maior escultura do planeta. Para tal terá de criar um modelo próprio, registá-lo a partir do site do projecto e interagir com a sua criação por email.

01/08/2002
Arte trash online
O site do russo Roman Minaev emprega uma técnica chamada arte ASCII, relativa ao nome do código informático, que consiste em utilizar caracteres para desenhar com a ajuda de um PC. Os seus trabalhos são coloridos e por vezes animados ou interactivos.

31/07/2002
Uma autêntica festa de música Dub
Aspirações a DJ? Teste os seus possíveis dotes enquanto tal com os sons e misturas jamaicanas do Infinite Wheel e transforme o seu PC numa autêntica festa de Dub. Prepare-se convenientemente: ligue as colunas e ponha o som nos "píncaros"...

30/07/2002
Um instituto para a Internet
Um dos primeiros institutos do mundo criado a pensar no novo medium, o Oxford Internet Institute, é um centro multidisciplinar que analisa o impacto social e ético da Internet, investigando temas como a criptografia e propriedade intelectual.

29/07/2002
Laboratório de multimédia móvel
Destinado aos programadores, editores de conteúdos, serviços e aplicações móveis, o OrangeLab é o laboratório de tecnologia multimédia móvel, onde se pode encontrar informação sobre esta área.

28/07/2002
Cubo mágico em versão online

Lembra-se do famigerado puzzle em forma de Cubo de faces coloridas a que chamavamos Mágico? No original chama-se Rubik's Cube e tem uma versão virtual online, pronta para ser facilmente (ou não) resolvida com a sua habilidade e astúcia.

27/07/2002
Quase tudo sobre gestão de conhecimento
Dedicado à gestão de conhecimento e à aprendizagem organizacional, o portal KMOL é um site em português que oferece ao visitante notícias, entrevistas, artigos de opinião, casos de estudo e resumos de peças de publicações em inglês sobre estas áreas.

26/07/2002
A verdadeira caixa de correio

Grátis e com uma política de combate ao Spam rígida, o MyRealBox pode tornar-se uma alternativa a outros fornecedores de serviço de correio electrónico, embora seja um serviço experimental.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.