Há um novo conjunto de experiências científicas a caminho da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), numa missão de reabastecimento que seguiu a bordo de um cápsula Dragon da SpaceX. O foguetão Falcon 9 que deu “boleia” à missão partiu este domingo do Cabo Canaveral, na Flórida, pelas 02h45 locais.
De acordo com a NASA, a chegada da cápsula Dragon, que transporta uma carga de mais de 2.250 quilos, está prevista para hoje, pelas 12h30 (hora de Lisboa), numa transmissão que pode ser acompanhada online, acoplando depois de forma autónoma ao módulo Harmony da estação.
Além de comida e equipamentos para a tripulação, a 33.ª missão de reabastecimento inclui uma experiência científica, com células estaminais formadoras de ossos, que vai ajudar os astronautas a estudar novas formas de prevenir a perda de massa óssea.
Em destaque estão ainda materiais para imprimir implantes médicos em 3D, numa experiência que tem como objetivo melhorar os tratamentos para danos nos nervos. Como explica Jacob Koffler, investigador da Auxilium Biotechnologies Inc, nesta missão, os astronautas vão imprimir 18 implantes que, mais tarde, serão utilizados em estudos pré-clínicos na Terra ao longo dos próximos dois anos.
Clique nas imagens para ver com mais detalhe
Entre as experiências que a cápsula Dragon leva está também uma que envolve tecido hepático criado em laboratório, concebida para estudar como os vasos sanguíneos se formam em ambiente de microgravidade.
Há ainda espaço para levar materiais para imprimir cubos metálicos em 3D, numa experiência que dá continuidade a testes anteriores da Agência Espacial Europeia (ESA).
Nesta nova experiência, os astronautas vão imprimir cubos metálicos em 3D, usando estratégias diferentes, para compreender qual é a abordagem ideal para as impressoras de metal no Espaço.
Segundo a NASA, à medida que a duração das missões espaciais e a distância em relação à Terra aumentam, as missões de reabastecimento tornam-se mais difíceis. A impressão 3D poderá ajudar a produzir peças e ferramentas específicas, aumentando a autonomia das missões.
A cápsula Dragon vai ficar acoplada à ISS até dezembro, altura em que partirá rumo à Terra, trazendo consigo os resultados das experiências científicas realizadas a bordo da estação.
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos com anúncios, chupa-chupas eletrónicos e campainhas invasivas nos piores gadgets da CES 2026 -
App do dia
Superfluent ajuda quem já domina o "bê-a-bá" a falar uma nova língua com mais confiança -
Site do dia
Airloom: Acompanhe voos em tempo real numa experiência 3D imersiva -
How to TEK
Quais são as novidades do Google Maps para ajudar a chegar ao seu destino? Veja estas dicas de personalização
Comentários