A American Meteor Society reúne online informação variada sobre meteoros e meteoritos, desde as diferenças que os distinguem, a calendários das várias “chuvas de estrelas”, passando por um conjunto de perguntas frequentes ou por um histórico de “recordes” e claro que também não faltam as sempres fascinantes imagens.

O website também apresenta a possibilidade de reportar a passagem de meteoros em todo um mundo, num processo “passo a passo” fácil de seguir. Depois de confirmados, os relatos ficam disponíveis numa listagem cronológica na categoria "Events".

O que pode acontecer se um asteroide atingir a Terra? O tamanho importa, mas não só
O que pode acontecer se um asteroide atingir a Terra? O tamanho importa, mas não só
Ver artigo

No momento em que visitámos o portal, o rasto de luz  que atravessou a maior parte do território continental de Portugal este sábado, ao final da noite - umas vezes relatado como esverdeado, outras mais azulado -, ainda não estava listado.

O evento, no entanto, já poderá fazer parte da lista de “pendentes de confirmação”, uma vez que Portugal surge nas menções dos 105 relatos internacionais que a AMS está atualmente a investigar.

tek Reports AMS PT
Relatos de eventos à AMS sobre passagem de meteoro em Portugal

Refira-se que a par dos relatos nas redes sociais, a Proteção Civil acionou esta madrugada meios para a zona de Castro Daire, distrito de Viseu, para dar resposta a uma "possível queda de meteorito", disse à Lusa.

Por volta das 02h45, fonte do Comando Sub-regional de Viseu Dão Lafões adiantou à agência que pelo menos até àquela altura não tinham sido encontrados quaisquer vestígios.

No local onde terá caído o meteorito, seis veículos e 20 operacionais, da GNR e dos bombeiros de Castro Daire, estiveram na zona de Pereira e da serra de Montemuro, referiu a mesma fonte, dizendo que a retoma das patrulhas de manhã seria uma hipótese, embora nada estivesse decidido.